Geek

Magic: the Gathering: como começar a jogar

Card game mais famoso também é o mais viciante

O Magic: the Gathering tem 27 anos de existência com muitas regras e milhares de cartas lançadas, e isso pode assustar um principante, mas aqui vão algumas dicas para quem nunca jogou antes e está interessado em começar. Siga abaixo as sugestões para jogar tanto no formato digital, com o MTG Arena, quanto no formato físico, nas reuniões com seus amigos ou família.

Veja também: 5 razões para jogar Magic the Gathering

Como o nome já enuncia, o Magic é um game de integração, interação, encontro de amigos, o tal do “Gathering”. Pensando nisso, a maior parte dos produtos lançados pela Wizards of the Coast é pensado no jogador casual, apesar de o jogo ter uma cena muito forte de players profissionais.

Se você quer somente embarcar em um card game de muita estratégia, mas quer jogar sozinho no conforto do seu quarto, o MTG Arena é a melhor opção. A versão digital do Magic: the Gathering é muito acolhedor para os iniciantes e é, sabidamente, a porta de entrada para receber novos jogadores.

MTG Arena - Magic: the Gathering

Porém, note que todo o game está voltado para o competitivo, e por mais que qualquer um possa jogar partidas casuais a hora que quiser, demanda muito tempo até que você consiga acumular uma coleção que possa fazer frente aos decks que vai enfrentar pelo caminho. E isso pode ser frustrante para quem nunca teve contato com card games.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de reunir a família em uma mesa no fim de semana, jogar com a esposa depois do jantar, os produtos abaixo podem ser mais de acordo com o que você procura, a começar pelo recém-lançado “Starter Kit Core Set 2021”, que chegou junto com a Coleção Básica 2021.

Starter Kit Core Set 2021

Essa caixa introdutória contém dois decks completos para abrir e jogar, dois cards metalizados para a sua coleção, um livro de regras que também mostra um pouco sobre o mundo do Magic e um código para que duas pessoas possam resgatar uma carta no MTG Arena, cada um. Se encontrar um amigo que queira entrar nesse mundo, dá até para dividir o preço.

Por outro lado, se você já conhece um grupo que joga e quer fazer parte, uma boa escolha pode ser os “PlanesWalkers Deck”. Um tipo de baralho para iniciante, que também já vem montado e pronto para jogar, que tem um PlanesWalker como carta principal, que faz o deck se movimentar em torno dele. Este tipo de produto sempre é lançado há cada nova coleção e é encontrado facilmente no Brasil, em português.

PlanesWalkers Deck

Um PlanesWalker deck também vem com 60 cartas, é uma forma interessante de conhecer as principais mecânicas do jogo e os tipos de cartas mais importantes. Além disso, a caixa ainda vem com dois pacotes com 15 cartas cada, os chamados boosters. Você pode iniciar a sua coleção, tem a oportunidade de encontrar carta rara ou mítica rara e, ainda, trocar algumas cartas do seu novo deck como bem quiser.

Por fim, uma nova forma de se jogar Magic: the Gathering é o JumpStart. Cada jogador compra dois boosters temáticos, que possui 20 cartas, e monta um baralho único com 40 cartas. Os pacotes podem trazer goblins, vampiros, magos e até unicórnios, e isso deve proporcionar combinações inusitadas. A graça deste tipo de produto é o fator surpresa, é não saber o que vem dentro atá abrir o pacote.

Jumpstart

Onde comprar todos esses produtos?

Realmente poderia sugerir diversas lojas online que possuem este produtos, grandes redes com certeza possuem os pacotes selados e lançamentos, mas eu acredito na valorização das lojas da cidade, do seu bairro. Compre com eles. Para encontrá-los, a própria Wizards of the Coast tem um site localizador.

Mais sobre Magic: the Gathering

Depois que você se habituar com o jogo, e quiser saber mais formas de se jogar o card game em modo casual ou competitivo, acesse os antigos abaixo:

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo