Geek

Magic: entenda todos os formatos do card game

Commander, Standard, Modern e mais. Conheça cada um deles.

Existem duas maneiras básicas de jogar Magic: the Gathering, com decks construídos ou limitados. O primeiro é a forma mais básica de se jogar MTG, e a forma que todo mundo espera. Você compra os boosters, cartas avulsas e, com calma, monta o seu deck da maneira que você quer antes de ir para um evento.

Veja também: 5 razões para jogar Magic the Gathering

O segundo modo, você vai até a loja de cards ou para a casa de seus amigos somente com os terrenos e terá que montar um deck na hora, apenas utilizando os cards dos boosters que serão abertos naquele momento. Uma maneira divertida de testar o seu raciocínio rápido e ampliar a sua coleção.

Porém, tanto “construído” quanto “limitado” se ramificam em diversos estilos de jogo, que veremos em detalhes logo abaixo. Primeiro, vamos ver os formatos do “Construído”, que são eles: Standard, Modern, Pauper, Legacy, Vintage, Commander e BlackSilver.

Standard

Este é o formato mais tradicional do MTG, e (talvez) o mais utilizado em campeonatos oficiais, seja organizado pela Wizards of the Coast ou pelas lojas credenciadas. Procure as lojas de cards da sua cidade e verá um dia com o “Standard Showdown”, com premiação de cards promos e boosters.

O formato Standard, ou T2, é uma forma da editora manter a competitividade sob controle, estabelecer um metagame e tornar o jogo mais agradável para iniciantes, entre outros objetivos. Por isso, só as cartas das coleções mais recentes fazem parte deste módulo.

Lealdade em Ravnica

Cada deck montado deverá ter no mínimo 60 cartas, entre terrenos e mágicas. Com exceção dos terrenos básicos (Planícies, Ilhas, Pântanos, Montanhas e Florestas), cada deck só poderá ter até quatro unidades do mesmo nome, incluindo as respectivas traduções para outros idiomas.

É muito comum a Wizards of the Coast reeditar cards antigos (chamados reprints pela comunidade). Nestes casos, se tem um card antigo com o mesmo nome da série nova, pode usar também no Standard, como no exemplo dos Elfos de Llanowar, na foto abaixo:

Modern

Pense no formato Modern como uma versão bem estendida do Standard, pois abraça mais coleções anteriores, porém, não todas as cartas já lançadas. O Modern usa cartas da coleção atual e vai até Mirrodin, set de cards lançados em 2003. Fora isso, todo o resto segue igual ao Standard, ou seja, cada baralho deve ter o mínimo de 60 cards (ou mais se você conseguir embaralhar sem auxílio).

Legacy e Vintage

O formato Legacy (Legado) segue as mesmas regras de montar decks do Standard ou Modern, porém, aceita todas as coleções já lançadas pela Wizards desde 1993, ano em que o Magic: the Gathering foi lançado. Entretanto, o Legacy tem uma série de cartas proibidas, que quebram o jogo de alguma forma. No Vintage, essas mesmas cartas não são proibidas, são apenas restritas a uma unidade por baralho. Porém, até lá tem cartas proibidas, são elas: Chaos Orb. Falling Star e Shahrazad.

Cartas Legacy do Magic

Pauper

O Pauper é o formato de jogo que utiliza apenas as cartas comuns do jogo (lembrando que as cartas do Magic são divididas entre comum, incomum, rara e mítica rara) e pode ser jogado utilizando apenas os card só Standard ou Legacy. Neste segundo caso, é claro, os decks ficam muito mais caros.

BlackSilver

O BlackSilver é o formato mais barato do MTG, porque ele só permite a entrada de cards comuns e incomuns (por isso Black and Silver), dentro do formato Standard, o que torna o formato bem mais restrito do que os outros, e o mais amigável para novos jogadores que querem disputar torneios. Apesar de não constar no site oficial da Wizards of the Coast, algumas lojas já adotam este modo do card game, que tem tudo para se tornar bem popular no Brasil.

Commander

Já o Commander é um formato de deck construído totalmente diferente dos outros. Ele aceita cards de todas as coleções já lançadas e cada deck tem 100 cartas, sendo que uma delas é uma criatura lendária escolhida pelo jogador para ser o comandante.

Este formato é mais divertido se jogado em multiplayer, de dois a seis jogadores. Portanto, o jogador deve escolher 99 cartas que tenham sinergia com o seu comandante, que tenha a mesma identidade de cor e que cause danos em mais de um adversário ao mesmo tempo. Vale dizer também que só pode uma carta de mesmo nome.

Deck de Commander

Diferentemente dos outros formatos, no Commander, cada jogador começar com 40 pontos de vida. Porém, se 21 pontos de dano forem causados pelo Comandante, aquele jogador perde a partida assim mesmo. Além disso, para fazer tantas cartas funcionarem, o ideal é ter de 38 a 40 terrenos. Para saber mais sobre este formato de jogo, acesso o site da Wizards que tem a explicação completa e vários decks prontos para abrir e jogar, como essas da foto acima.

Agora, vamos ver quais são os formatos dentro do “Limitado”:

Booster Draft

Neste formato de Magic, cada jogador entrará com três boosters na brincadeira, ou serão entregues a ele se tiver participando de algum evento de Draft de alguma loja. A partir deste ponto, cada jogador abre um booster, escolhe uma carta e passa para o jogador ao lado. No final, todos estarão com a mesma quantidade de cartas, mas somente aquelas que realmente quer.

Depois, basta construir um deck com 40 cards no total, entre as mágicas escolhidas e os terrenos que o jogador levou. É necessário dizer que o booster draft é feito dentro de uma mesma coleção e é muito utilizado após o lançamento de uma nova.

MTG - Guildas de Ravnica

Sou muito fã deste formato, principalmente porque é a forma perfeita de conseguir cartas certeiras para seus decks construídos, sem gastar muito, pois você acaba deixando passar cartas que não vão te favorecer e pegando somente aquelas que realmente vai utilizar.

Selado

No formato “Selado”, cada jogador terá seis boosters para abrir e construir um deck também de 40 cartas. Porém, neste formato não há o “Draft”, o que implica em ficar com muitas cartas obsoletas no final das contas. Por outro lado, esse formato também pode ser jogado em equipe.

Conspiracy

O Conspiracy é um formato de Draft com algumas cartas especiais, que faz os jogadores sabotarem a compra dos outros. Assim, a rivalidade e a vitória começa a ser alimentada já na distribuição das cartas. Porém, para jogar esse formato, é preciso comprar uma edição muito específica do Magic, o que não atrai os jogadores.

Agora que você já conhece todos os formatos, é só reunir seus amigos, comprarem vários boosters das coleções atuais e começar a jogar.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo