Geek

Magic: saiba tudo sobre o formato Pioneiro

Seus cards antigos do Standard voltam a ter valor

A Wizards of the Coast anunciou, nesta segunda-feira (21), um novo formato de jogo sancionado para Magic: the Gathering chamado Pioneiro (Pionner), que compreende as coleções desde Retorno à Ravnica (outubro de 2012) até hoje. Antes de tudo, a editora deixou claro que esta novidade não sofrerá rotação e não visa substituir o Moderno (Modern). Saiba tudo sobre essa novidade logo abaixo:

Veja também: Entenda o futuro do MTG Arena e o impacto no formato físico

O novo formato não estará disponível no MTG Arena, que segue focado no Standard e na proposta de atrair novos jogadores. Por outro lado, o Pioneiro chega ao Magic Online em 23 de outubro, em fase de testes. Já no nos eventos de papel, também conhecido como tabletop, o lançamento ainda não tem uma data específica, mas acontecerá de acordo com a adoção por parte das lojas filiadas à WPN.

No mesmo artigo que anuncia o Pioneiro, assinado por Blake Rasmussen, gerente de conteúdo da DailyMTG da Wizards of the Coast, as primeiras cartas banidas do novo formato também já foram divulgadas, as “fetch lands” Lamaçal Ensanguentado, Praia Inundada, Delta Poluído, Urzal Ventoso e Contraforte Arborizado.

De acordo com o texto, “bases de mana com terrenos de busca e de choque (as “shock lands”) são fortes e facilitam demais para jogar com três ou quatro cores. Os decks podem ficar mais homogêneos e o formato fica mais definido por quantos cards fortes jogadores conseguirão espremer em cada deck. Mais restrições na base de mana [no caso do Pioneiro] adicionam diversidade ao formato, e isso faz com que decks joguem diferentemente uns dos outros.”, disse Rasmussen.

formato Pioneiro

A imagem acima especifica cada uma das coleções válidas no formato. Repare que não há nenhuma menção à série “Masters”, nem o set “Conspiracy” e nem mesmo a recente Modern Horizons, todas lançadas neste período.

Por que criar um novo formato?

O formato Modern pode se opressivo (palavra minha) para novos jogadores como eu, e o Pioneiro foi criado para jogadores que estão há pouco tempo jogando Magic, querem aproveitar as suas cartas preferidas que rotacionaram do modo Standard e voltarem a usá-la em modo competitivo, mas não se sentem a vontade de jogar o Modern, que já está há anos estabelecido, com muitas coleções para aprender, cartas mais caras e decks consolidados.

Desta forma, o Pioneiro parece ser o meio do caminho entre o Standard e o Modern. “O Pioneiro utilizará coleções de Retorno a Ravnica em diante. Um objetivo na criação do Pioneiro era para que o formato fosse grande o suficiente para que existam sinergias por vários blocos, dando ao formato suas próprias características únicas.”, disse Blake Rasmussen em seu artigo.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo