Como montar um deck poderoso em Hearthstone

Agora que você já seguiu os primeiros passos e jogou um pouco com os decks básicos de Hearthstone: Heroes of Warcraft, está na hora de ir além e montar o seu próprio deck. A tarefa não é difícil, mas requer dedicação, tanto para entender como funciona o jogo, sacar as melhores combinações, mas jogar o suficiente para conquistar moedas para comprar novas cartas. Claro, se você preferir jogar exclusivamente de graça.

Veja também: Hearthstone para Android está disponível para download

Você pode gastar uma boa grana no game e comprar pacotes com cards de perito logo de cara, para rapidamente montar seus próprios decks poderosos com cards épicos e até lendários. Mas, além de achar que o dinheiro pode ser usado melhor para outras coisas, sinto que é mais divertido se for com esforço, vencendo as partidas e conquistando as missões propostas todos os dias.

Hearthstone

Escolha o seu herói

A primeira dica parece óbvia, mas vale o alerta. Antes de construir um deck poderoso, com a sua personalidade, você gastará muito tempo se dedicando ao jogo e seus duelos. Não é para desanimar ninguém, mas jogue um pouco com cada um dos nove heróis, pois cada um tem sua característica própria de ataque e defesa, além de combos peculiares. Algum (ou até mais de um) vai te agradar.

Decidido sobre qual personagem usar, basta subir o seu herói de nível para ganhar os cards básicos específicos dele. Nos níveis mais altos, você começa a receber os mesmos cards, mas dourados. Além do visual, esses cards não fazem nenhuma diferença, só mostra para o adversário que você está num nível bem acima e merece respeito. Os cards de peritos, podem ser comprados com as moedas que você recebe durante o jogo ou na Arena.

Jogue as missões diárias

Todo dia o sistema propõe uma nova missão, que pode ser vencer um número X de partidas com uma classe específica, lançar um número X de feitiços, entre outros desafios. Os prêmios em moedas variam entre 40 e 100, lembrando que o custo de um pacote de cards de perito custa 100 moedas. Vencer essas missões, garantem que você consiga acumular moedas mais rapidamente, isso “força” você a jogar todos os dias. Neste momento já estará tão viciado, que não será uma preocupação.

Caso a missão seja com heróis que você não está acostumado a jogar, não precisa montar um deck novo por causa disso, pode jogar tranquilamente com o deck básico. Afinal, a escolha do adversário será de acordo com o seu nível no jogo, para ninguém ficar frustrado.

Hearthstone

Uma ótima maneira de conseguir boas cartas são as batalhas na Arena. Porém, para participar, deverá gastar 150 moedas. Entretando, além de um pacote de perito como prêmio, poderá receber também moedas, ou pó mágico, usado para criar a carta que quiser. Além disso, é uma ótima maneira de conhecer cartas que você poderá incluir no seu baralho no futuro, e ter ótimas ideias para combos, como vimos no nosso guia com os primeiros passos em Hearthstone.

Escolha um tema

Há muitas formas de combinar cards e construir um baralho vencedor. Simplificando muito a situação, você pode optar por duas formas de jogo: agressivo ou conservador. Cada herói tem cartas que podem funcionar para os dois tipos, claro, combinado às cartas neutras, que servem para todos. Por exemplo, se você faz o tipo conservador, escolha um bom número de lacaios com “Provocar”, se é mais agressivo e quer decidir tudo rápido, escolha lacaios com “Investida”. É claro que as escolhas dos feitiços devem acompanhar a mesma filosofia para dar certo.

O mago, por exemplo, tem uma combinação de ataques com gelo que podem paralisar os lacaios adversários, para que não seja atacado no turno deles, a tempo de tirar aquela carta poderosa no seu turno que pode decidir tudo. Ou ainda, você pode usar bola de fogo, mísseis e decidir tudo rapidamente. Mas não impede que você mescle essas cartas também. Apenas cuidado para o seu deck não ficar confuso.

Tenha mais lacaios que feitiços

No começo, quando estiver ainda aprendendo, sugiro que tenha mais lacaios que feitiços, pois será a melhor maneira de dominar o board e manter o adversário na linha. É recomendável ter pelo menos de 18 a 20 lacaios. Caso vá se sentindo mais seguro e confiante, e tiver dominando os duelos, pode ir trocando os cards de lacaios pelos feitiços novos que vêm recebendo. Claro, tudo dentro do contexto do seu deck. Acredito que o principal é deixar tudo mais divertido e sua vida mais fácil dentro do jogo.

Equilíbrio entre os manas

Mike Donais, designer sênior do , disse, e eu concordo com ele, o ideal é que o seu baralho tenha entre 5 a 10 cartas com custo baixo de mana (entre 1 e 2, mesmo). Isso permitirá que você já consiga ser efetivo logo no primeiro turno. Dominar o board é fundamental neste jogo, e se ficar até o terceiro turno sem jogar, pode diminuir muito as suas chances de vitória.

Você também precisará pensar em ter uma quantidade equilibrada de cards para o final das partidas. Lacaios ou feitiços poderosos, que podem decidir ou virar o jogo a seu favor. Pense em ter pelo menos de 2 a 3 cards com 7 a 10 de mana. E no meio disso tudo, recheie com cartas entre 3 e 6 de mana, sempre mantendo o equilíbrio. Todo esse cuidado vai evitar que você fique com um monte de card na mão que não possa jogar, por não ter mana suficiente para usar seus combos quando mais precisar. Ter o Controle Mental do Sacerdote no meu deck já me salvou de muitas enrascadas no final dos duelos. É comum quem tem ele no baralho derrotar seus adversários usando seu próprio lacaio. Tente imaginar a reação de raiva do sujeito do outro lado.

Hearthstone

Dicas para os iniciantes

  • Não mude os cards do seu deck a cada derrota, pode acabar se perdendo e se frustrando. Perder muito no começo é normal, mas se perceber que o deck tem potencial e está se divertindo, teste, jogue com variados tipos de adversários, e aos poucos faça os ajustes necessários;
  • Escolha sempre lacaios que combinem entre si. Tente tematizar seu deck, colocando apenas murlocs ou feras, por exemplo;
  • Sites como Hearthpwn e GosuGamers disponibilizam ferramentas para criar virtualmente seus decks. Uma boa forma de testar o equilíbrio das suas combinações e tirar algumas dúvidas antes de aplicar no jogo em si.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.