Geek

Crítica do livro J. R. R. Tolkien: Uma Biografia

Publicação tem capa dura e acabamento em tecido

O Senhor dos Anéis é um marco na literatura mundial, essa história com o seu próprio universo e mitologia milimetricamente pensados arrecada legiões de fãs desde que foi lançado em 1954. E como funcionava a mente e a vida do homem que criou os Hobbits e uma língua totalmente nova? Isso é o que o autor Humphrey Carpenter nos mostra em “J. R. R. Tolkien: Uma Biografia”.

Veja também: Galápagos lança novo board game de D&D

Confesso que sou uma pessoa que não tem o hábito de ler biografias e estava com a expectativa de encontrar algo mais contido, sem muito espaço para imersão. Eu estava completamente errada. Carpenter nos leva para conhecer a vida de Tolkien desde sua infância como se fosse o início de uma história fantástica, que de fato é. A forma do autor narrar os cenários possibilita uma imersão que ajuda a manter uma leitura constante.

O Tolkien teve uma vida difícil durante bastante tempo. Perdeu o pai quando ainda era uma criança pequena e anos depois perdeu a sua mãe, de quem era muito próximo. Ele teve dificuldades financeiras a maior parte de sua vida e foi convocado para servir nas trincheiras na Primeira Guerra Mundial.

J. R. R. Tolkien: Uma Biografia

Porém, nunca deixou de ter o espírito ávido e aberto, sempre imaginativo. Sua paixão pelo estudo das línguas e suas estruturas surgiu desde que começou a aprender a ler e escrever com a sua mãe, de quem também herdou o espírito religioso. Todo esse panorama da primeira parte da sua vida nos ajuda a entender o homem Tolkien.

A melhor parte é quando a biografia nos mostra o seu processo de criação de mundos e mitologias e de suas histórias mais famosas, como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis”, “O Silmarillion” e também de histórias pouco conhecidas pelo grande público.

O livro J. R. R. Tolkien: Uma Biografia apresenta as facetas e os momentos importantes da vida deste homem, incluindo a sua relação com Edith Bratt, o grande amor da sua vida, e também sua amizade com C. S. Lewis, autor de Nárnia. Humphrey Carpenter narra um ser humano cativante, que tinha prazer em formar clubes com outros autores para discutir lendas e literatura e que marcava a trajetória de seus alunos em Oxford, inspirando-os a gostar de poemas épicos.

Apesar do livro ter uma parte um pouco arrastada e de recapitulação dos acontecimentos previamente já narrados, não é o suficiente para tornar a leitura massante. É um material rico para os fãs e ajuda a entender a mentalidade que estava por trás da criação das obras que tanto gostam.

O J. R. R. Tolkien: Uma Biografia é publicado no Brasil pela HarperCollins e traduzido por Ronald Kyrmse.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo