Geek

Crítica: Black Hammer: Origens Secretas

Quadrinhos da Dark Horse chega ao Brasil pela Intrínseca

A HQ Black Hammer não é um divisor de águas dos quadrinhos, nem mesmo é pioneiro na forma de desconstruir os super-heróis, mas oferece uma trama inédita, sob um ponto de vista muito peculiar. Confira o review completo:

Veja também: Vivien Reid é a nova PlanesWalker de MTG

O primeiro volume de Black Hammer, que tem o nome de “Origens Secretas” foi lançada no Brasil pela editora Intrínseca em maio de 2018. Lançada originalmente nos EUA pela Dark Horse Comics, a história foi escrita por Jeff Lemire e desenhada por Dean Ormston.

Black Hammer

Essa história em quadrinhos mostra um grupo de campeões que já tiveram seus anos de glória e adoração no passado, mas hoje vivem presos em uma fazenda, como uma família disfuncional que deve se esconder do resto do mundo. Sem saber (ou se lembrar) de como foram parar ali, cada um reage de forma diferente a esta situação.

A cada capítulo deste primeiro volume, somos apresentados a um personagem deste grupo de super-heróis decadentes, onde vemos o seu passado de glórias, mas também o seu lado mais humano e como está se virando com esta nova situação. De forma paralela, a história principal vai se desenrolando de forma cada vez mais surpreendente.

Black Hammer

Deste modo, é perceptível como Jeff Lemire tem total controle da situação, do começo ao fim. Em alguns momentos parece que estamos vendo eventos aleatórios, mas logo depois tudo se encaixa. O mistério pela motivação de cada um dos personagens também é um motor que impulsiona a leitura.

Já os desenhos de Dean Ormston são propositalmente sujos, em alguns momentos, até perturbadoramente incômodos, mas ajuda a contar essa história de forma que, ouso dizer, não se encaixaria com nenhum outro artista. É a união perfeita entre texto e arte.

Black Hammer

Antes de terminar, preciso destacar também o ótimo trabalho de edição da Intrínseca com este projeto. O livro tem um excelente acabamento, não parece que as folhas vão se destacar a qualquer momento e o papel possui uma ótima qualidade, com impressão caprichada.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo