GeekMobilePC

Magic: famílias e mecânicas de Ruas de Nova Capenna

Expansão traz cards inéditos e foca em combinação de três cores

A Wizards of the Coast prepara-se para lançar mais uma nova coleção de Magic: the Gathering, conhecido como Ruas de Nova Capenna, conforme o calendário divulgado no ano passado. A segunda expansão de 2022 tem ambientação Noir e se passa em um novo plano dominado por cinco famílias de demônios, que dividem todos os aspectos do crime local, em uma ambientação que lembra remete a Chicago noir dos anos 1920/30.

Veja também: Magic: the Gathering: entenda a filosofia das cores

A história deste set gira em torno dessas famílias conhecidas no submundo como Obscura, Maestros, Mediadores, Rebiteiros e Cabaretti. Cada uma tem uma combinação de três cores, terrenos do tipo trioma que completa o ciclo iniciado em Ikoria: Terra de Colossus e, principalmente, novas mecânicas exclusivas.

A Obscura, que tem as cores azul, branco e preto, trabalham com a habilidade Acobertar (Connive). Toda criatura que tenha essa mecânica, fará o jogador comprar e descartar uma carta para, em seguida, colocar um marcador +1/+1 nela se o card descartado não for um terreno. Claro, você pode descartar qualquer card que não precisar, porém, se for um terreno, a criatura não cresce.

Nova Capenna

A família Maestros traz a habilidade “Baixa” e trazem as cores, azul, preto e vermelho. Com esta nova mecânica, o jogador pode sacrificar uma criatura para copiar a mágica, claro, se for possível, também poderá escolher novos alvos para a cópia. Você só pode sacrificar uma criatura para ativar essa habilidade, e ela precisa ter o poder do tamanho indicado.

MTG

Já a Blitz é a habilidade da família dos Rebiteiros. Quando você conjura a criatura por seu custo de Blitz, como nos exemplos abaixo, você deve sacrificar a criatura no final do seu turno, porém, quando a criatura morre, seja sacrificada ou assassinada, você compra um card. As cores deste grupo são preto, vermelho e verde.

Ruas de Nova Capenna

A família Cabaretti comandam o entretenimento do submundo, e pois isso, precisam fazer “Alianças” para sobreviver e dominar seus territórios, por isto este é o nome da habilidade deles. Uma criatura com “Aliança” desencadeia sempe que outra criatura entra no campo de batalha, como nos exemplos abaixo. Eles possuem as cores branco, vermelho e verde.

Magic: the Gathering

Já a família “Mediadores” possui as cores azul, branco e verde e a mecânica exclusiva chamada “Marcadores de Escudo”. Esta habilidade protege a permanente alvo de ser destruida e sofrer dano. Assim, a permamente continua viva e perde esse marcador de proteção, depois disso ela está vulnerável.

Magic: the Gathering

Para finalizar, a coleção Ruas de Nova Capenna traz de volta uma habilidade presente no Magic: the Gathering lá nos anos 2000, o Refúgio, mas com uma pequena modificação. Antes, quando uma carta com Refúgio entrava no campo de batalha, o jogador olhava as quatro cartas do topo do grimório. Agora, ele vai olhar o número correspondente ao que estiver sinalizado no texto, como nos exemplos abaixo:

MTG

Quando essa carta entra no campo de batalha, o jogador olha o número determinado e escolhe uma. Assim que a exigência do “Refúgio” for cumprida, ele pode jogar o card escolhido sem pagar o seu custo de mana. As vezes pode parecer difícil de explicar e entender, mas quando você começa a jogar, fica mais fácil e flui bem, eu garanto.

O pré-lançamento de Ruas de Nova Capenna ocorrerá entre os dias 22 e 28 de abril, sendo que o lançamento em si está programado para 28 de abril no MTG Arena e no MTGO e em 29 abril no tabletop. Todas as cartas estão sendo apresentadas neste momento, e quando terminar, escreverei um outro artigo comentando sobre as criaturas, PlanesWalkers e terrenos da nova coleção, bem como as formas de encontrar e jogar. Fique ligado.

Fique por dentro das notícias e anúncios de games em primeira mão nas redes sociais do Videogame Mais. Siga e troque uma ideia com a gente no Twitter, curta nossas fotos no Instagram e assista aos vídeos do YouTube. Não esqueça de deixar o like para fortalecer.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo