Geek

Magic: the Gathering: entenda a filosofia das cores

Saiba o que significa cada cor e como elas se relacionam

Se você já é um iniciante no Magic: the Gathering já sabe que o card game é formado por magias e criaturas de cinco cores diferentes, que se relacionam no jogo: azul, branco, preto, vermelho e verde. O que vamos ver a seguir é o que cada cor significa e qual a sua filosofia, tentando desmistificar o lugar comum.

Veja também: Magic: the Gathering anuncia crossover com Drácula

O azul representa a sabedoria, o intelecto, mas acima de tudo, a busca pela perfeição. O mago desta cor está sempre pronto para resolver um mistério e gostam de fazer o que for possível para tornar o mundo perfeito, através da solução de todos os problemas. Quem joga com esta cor reconhece ser uma pessoa metódica e manipuladdora.

Por conta dessas características, você verá que as cartas azuis são aquelas que compram cartas do grimório com mais facilidade e em volume maior, justamente indo em busca do conhecimento necessário. Também é a cor que tem as mágicas de negação, que anulam outras mágicas. Entre as criaturas, são comuns as Fadas, Dragonetes e Magos.

Magic: the Gathering

No Magic: the Gathering, o branco é a cor do equilíbrio, lei, ordem e proteção, não necessariamente uma cor “do bem”, como estamos acostumados a pensar no nosso imaginário coletivo. Um mago que usa a cor branca preza a igualdade e estão sempre prontos para curar as criaturas no campo de batalha.

As criaturas mais comuns no branco são Soldados, Cavaleiros e Anjos. As magias mais clássicas são aquelas que fazem o jogo entrar em equilíbrio, para que os jogadores tenham o mesmo número de terrenos e criaturas no campo de batalha, por exemplo. É comum nesta cor as mágicas que destroiem artefatos, encantamentos e fazem o jogador ganhar vida.

Magic: the Gathering

Da mesma forma, o preto não necessariamente é uma cor “do mal”. Os magos que usam a cor preta tendem a não medir esforços para atingir os seus objetivos. Por isso, muitas cartas pretas conseguem algum valor, seja comprando carta ou tirando vida, a partir de sacrifícios.

A cor preta está associada a ambição, e suas magias e criaturas refletem isso. São comuns entre as criaturas pretas os grupos dos Vampiros, Zumbis e Demônios.

Magic

A cor verde valoriza a ordem natural coisas, o crescimento e a força bruta. A cor verde estão as maiores criaturas do jogo (não necessariamente as mais poderosas) e também as magias para fazer elas crescerem ainda mais. São comuns nesta cor a presença de Dinossauros, Elfos e animais selvagens, como Elefante, Ursos, Lobos e Rinocerontes.

MTG Verde

Já a cor vermelha é movida pelo caos e destruição sem consequência, porém, os magos desta cor também são apaixonados, voláteis e impulsivos. As cartas mais comuns refletem tudo isso, como o famoso Lightning Bolt (Raio), uma mágia instantânea que custa 1 de mana para dar 3 de dano onde o jogador quiser, incluindo o seu oponente. Do mesmo modo, essa é a cor onde é mais comum encontrar cards que destroem terrenos.

Entre os grupos de criaturas mais comuns no vermelho estão Goblins, Anões e Gigantes e, apesar de existir ótimos Dragões em todas as cores, os vermelhos são sempre os melhores.

MTG Vermelho

Claro que todas essas cores podem e vão trabalhar bem em conjunto, aproveitando a melhor característica de cada uma para formar decks ainda mais poderosos. Portanto, é comum em todos os formatos de Magic: the Gathering encontrar combinações com duas e três cores.

Por outro lado, baralhos com quatro ou até cinco cores são mais raros, pela complexidade de montar a base de mana necessárias, mas pode ocorrer também. Mas tudo isso fica para uma próxima postagem.

Fique por dentro das notícias e anúncios em primeira mão aqui no Videogame Mais, seguindo o site nas redes sociais. Siga e troque uma ideia com a gente no Twitter, curta nossas fotos no Instagram e assista aos vídeos do YouTube.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo