ListasPCPS VitaPS4Xbox One

5 jogos indies que você precisa jogar

Jogos de plataforma são os preferidos dos desenvolvedores

Os jogos indies são conhecidos na comunidade gamer por pensar muito mais fora da caixa dos que os grandes games comerciais, portanto, sempre inovam com grande valor artístico e gameplay. Abaixo, listei 5 jogos que são essenciais para quem quiser conhecer este segmento.

Veja também: 5 jogos brasileiros que você precisa jogar

Alguns estão entre os meus jogos preferidos de todos os tempos, outros são o reconhecimento pela originalidade e qualidade acima do comum. Como costumo fazer nestas listas, trouxe cinco títulos de tipos de jogos diferentes, como Sine Mora (shooter), The long Dark (sobrevivência) e Hotline Miami (ação/puzzle), por exemplo.

Sine Mora

O Sine Mora é um shooter no estilo 2,5D, ou seja, possui gráficos em 3D, mas com jogabilidade 2D, com evolução lateral. O jogo de “navinha” como ficou conhecido no Brasil, se destaca por ter cenários ricos, diversidade de fases, várias naves com personagens diferentes para o jogador comandar e chefes de fase gigantescos que desafiam a habilidade do jogador.

Sine Mora

Joguei muito esse título na época que tinha o PS Vita, mas ele está disponível também para PC, PS4, PS3, Xbox 360 e iOS. Os gráficos e o som não estão entre os pontos fortes do jogo, mas ele me ganhou pela diversidade de personagens, desafio de alto nível e variedade de cenários.

Hotline Miami

Em uma análise rápida, Hotline Miami pode ser confundido com um game frenético de ação, mas por outra perspectiva, trata-se de um título com muitos puzzles para resolver em cada fase. Quem já jogou sabe, não adianta sair de peito aberto atirando para cima dos inimigos, é preciso explorar bem a organização dos cenários, se esconder e surpreender cada vítima.

Hotline Miami

De fato, o estilo retrô deste game não me capturou em um primeiro instante. Mas foi só eu dar uma chance para ficar viciado. Tanto que terminei ele no PS Vita e logo depois fui jogá-lo no PlayStation 3 e zerei novamente (mas você pode jogar no PC via Steam). Tudo, em conjunto, coopera para tornar este game único: o clima noir violento dos anos 1990, a trilha sonora inebriante e uma mecânica muito inteligente.

This War of Mine: The Little Ones

This War of Mine apresenta todos os horrores de uma guerra, mas não do ponto de vista dos soldados, como estamos acostumados, mas sim das maiores vítimas, as pessoas comuns que moram nas cidades sitiadas. O jogo desenvolvido pelo estúdio 11 bit tem um ar depressivo, uma atmosfera de tensão que te deixa arrasado.

This War of Mine

Trata-se de um game de gerenciamento de recursos e sobrevivência lançado em agosto de 2014 para Windows, Mac e Linux e, em julho de 2015, para iOS e Android.

The Long Dark

The Long Dark coloca o jogador em um cenário hostil onde o maior adversário é a própria natureza. Como em todo jogo de sobrevivência, é preciso administrar os recursos para não acabarem rapidamente e tentar perdurar pelo maior tempo possível.

The Long Dark

O gameplay foi projetado para não dar qualquer dica para os jogadores, que precisam descobrir tudo sozinho, como se tivesse em um acidente real. O título da Hinterland Studio está disponível desde o dia 1º de agosto de 2017, para PC com Windows, Mac e Linux via Steam, Xbox One e PlayStation 4.

Dandara

O Dandara é um metroidvania muito competente e inovador da Raw Fury, em versões para PC, Mac, Switch, iOS ou Android. “Inspirado em uma guerreira histórica brasileira, o jogo Dandara traz à tona um bizarro universo de opressão nos moldes da literatura de George Orwell, com controles criativos, mecânicas fluídas e pixel art como cartão de visitas visual”, diz a descrição oficial do jogo.

Dandara

O game transporta o jogador para uma localidade chamada Sal, um mundo surreal que foi dominado por um regime totalitário, que chegou de repente. Neste cenário, Dandara surge como um sopro de esperança para salvar o seu povo, mas principalmente, para ajudar os anônimos que já estão na luta. Veja o nosso review de Dandara.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo