Entenda a revolução que a Valve quer iniciar

A , dona da marca , fez três importantes anúncios na última semana. Apresentou o seu próprio sistema operacional batizado de SteamOS, seu conceito de console para a sala de estar chamado de Steam Machines e o Steam Controller, o joystick que completa o pacote.

Veja também: Final Fantasy VII chega ao Steam

O primeiro anúncio foi do seu próprio sistema operacional, o Steam OS, fundamental para a realização do anúncio que viria a seguir, o Steam Machines. O objetivo é claro, não ter que depender de outros sistemas operacionais para rodar jogos no seu .

Steam Machines

O Steam Machines é a máquina que rodará o Steam OS. Ao contrário dos consoles como PS4 e Xbox One que são fechados, o Steam Machines é uma série de especificações técnicas para que qualquer empresa monte a sua própria máquina, com poderes diferentes. Além disso, os próprios compradores poderão adicionar mais memória ou trocar a placa de vídeo se quiser, como se fosse um PC.

Por causa disso que os sites especializados dizem que Microsoft e Sony precisam se cuidar. Imagina toda a comunidade de usuários do Steam migrando para o sofá da sala, com seus consoles customizáveis. Neste caso, quem precisa de consoles da nova geração? Apenas quem faz questão de jogar os exclusivos.

Steam Controller

O Steam Controller tem um formato muito estranho e inovador. A imagem não está errada e esta não é a traseira dele. Ele é assim mesmo, sem manches e botões, e funcionará tanto no Steam Machines, quanto no Steam do seu Windows, tranquilamente.

Steam Controller

Com este controle, a Valve promete duas coisas: que ele funcionará com todo o acervo de jogos do Steam, e que ele terá a previsão de um mouse, para jogos estilo FPS, por exemplo. Ele também tem uma tela sensível ao toque no centro, e outros 16 botões espalhados pelo seu corpo. A Valve garante que o jogador não terá que tirar os dedões dos trackpads para acionar todos esses botões.

Diferente dos diversos consoles baseados em Android que estão surgindo por aí, esta ideia da Valve parece muito promissora para brigar de igual com a dupla Microsoft e Sony.

Assuntos PCSteamValve

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.