As melhores sagas Marvel

As melhores sagas Marvel de todos os tempos

Leio desde os 12 anos e, de lá para cá, acompanhei muita coisa. Revendo algumas edições antigas que tenho, fui relembrando as maiores sagas da Comics já publicadas, e como foi minha receptividade na época. Convido você leitor a ver a minha lista com o que de melhor foi lançado pela Casa das Ideias e viajar comigo nesta nostalgia.

Veja também: Review de Pecado Original #0

Só para deixar claro, essa lista refere-se às grandes sagas da editora, ou seja, aquelas que envolvem todos os personagens em uma grande contenda. Séries de personagens individuais não serão listadas aqui.

: A Queda (Avengers: Disassembled) – Um ataque coordenado e devastador, que resultou na morte de alguns personagens, teve o claro objetivo de movimentar uma franquia que vinha só perdendo leitores. Naquele momento, os Vingadores eram uma salada de personagens sem graça e histórias fracas e repetitivas. Hoje é apenas uma grande salada confusa e com várias equipes.

Dinastia M (House of M) – Nesta saga, vimos como seria um futuro onde Magneto é o senhor da Terra. E ao contrário de outras sagas do gênero, podemos ver um aspecto político dessa situação, e não só um tirano louco que dominou o mundo e pronto. Além disso, vimos como esse panorama afetou todos os personagens do universo Marvel e não só os mutantes.

Dinastia M

Guerras Secretas (Secret Wars) – Sensacional saga onde o poderoso ser cósmico Beyonder sequestrou heróis e vilões do planeta Terra e utilizou-os como gladiadores, em uma arena construída em seu planeta. Essa saga foi tão importante para o Universo Marvel que vemos reflexo dela até hoje, como o uniforme negro do Homem-Aranha, que depois se transformou no Venom.

Atos de Vingança (Acts of Vengeance) – A premissa dessa série é tão simples que chega a ser ridícula, mas o trunfo foi a maneira como ela foi executada, criando várias boas histórias de ação e situações inusitadas. Na trama, os principais super-vilões do mundo resolvem se unir e trocar seus adversários para, deste modo, tentar surpreender cada super-herói.

Guerra Civil (Civil War) – Essa deve ser a saga mais madura da Marvel. O governo dos EUA apoiou o registro para humanos com superpoderes, e isso dividiu a comunidade de super-heróis em dois grupos, aqueles a favor (liderados pelo Homem de Ferro) e os contras (comandado pelo Capitão América. Sem dúvida, falando em quadrinhos de super-heróis, nunca li nada tão bom quanto isso. Esta saga, como todo mundo já saber, será adaptada no terceiro filme do Capitão América.

Guerra Civil Marvel

Antes de terminar, queria fazer menções honrosas para “A Saga de Thanos” e “Desafio Infinito”. Em ambas nós vemos Thanos, um dos meus vilões preferidos, tentando dominar não só o mundo, mas o universo inteiro. Acho que muito do que foi citado aqui pode ser encontrado em sebos. Vale a pena procurar esse material.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.