PC

Windows 11: saiba todas as melhorias para gaming

Sistema será gratuito para quem tem Windows 10

A Microsoft apresentou de forma oficial todas as características do Windows 11, que será lançado ainda em 2021 para substituir o Windows 10. Entre todos os detalhes, a empresa descreveu os recursos que o sistema vai ter pensando no público gamer. Confira abaixo todas as novidades.

Veja também: Forza Horizon 5 demonstra todo o poder do Xbox Series X

O primeiro aspecto de destaque do Windows 11 para games é a presença da tecnologia Auto HDR, que pretende melhorar o ganho na qualidade das cores, com uma gama muito mais alta. O recurso também melhora o brilho e promete dar uma sensação de profundidade à imagem gerada.

Vale dizer que esta tecnologia já está presente nos consoles Xbox Series X e S e, para funcionar, é preciso que o jogo seja compatível e ter sido criado com DirectX 11 ou superior.

Windows 11

O DirectStorage é outro ponto a ser ressaltado nos elementos do Windows 11 para games. Este recurso deve permitir que os jogos carreguem ainda mais rápidos em um PC que tenha armazenamento por SSD NVMe de alto desempenho e os drivers adequados. Assim, de acordo com a Microsoft, os jogos podem carregar ativos de forma rápida para a placa de vídeo sem sobrecarregar a CPU.

Esta é outra ferramenta que a empresa já tem experiência com o Xbox Series X e S, que possuem como um dos principais atrativos, o tempo curto que leva para carregar um jogo e deixá-lo pronto para o jogador.

Na apresentação oficial, a Microsoft também destaca o suporte cada vez mais crescente para todo tipo de hardware e acessório e, claro, ao Xbox Game Pass, que terá um aplicativo próprio para acessar todo o catálogo de jogos disponíveis e melhorar a integração com o mundo Xbox.

Assim como no console, o serviço dá acesso a mais de 100 jogos para baixar e jogar, incluindo lançamentos do Xbox Game Studios e Bethesda, além de uma assinatura do EA Play, serviço semelhante da Electronic Arts.

Windows 11 não será para todo mundo

Apesar de todos os benefícios do Windows 11, incluindo aqueles de produtividade que nem citei aqui, o novo sistema operacional não será para todos e possui uma lista bem extensa de restrições de hardware, como pode ser vista neste artigo do Tecnoblog.

Isso mesmo, se antes você tinha que se preocupar com os requisitos de sistema para rodar os jogos no seu PC, agora será preciso verificar se até o seu sistema é compatível com o seu hardware. Uma das maiores polêmicas é que o Windows 11 exige o recurso TPM 2.0, que está presente somente em chips Intel a partir da oitava geração da família Core.

De acordo com a Microsoft, “Um chip TPM é um criptoprocessador seguro projetado para realizar operações criptográficas. Ele inclui vários mecanismos de segurança física para torná-lo resistente à violação, e softwares maliciosos são incapazes de violar suas funções de segurança.”

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo