PS4Reviews

Review: Resident Evil 2

Capcom supera as expectativas e entrega um jogo com tudo que o fã quer

O game Resident Evil 2 é um remake do jogo de mesmo nome da Capcom, mas pode ser facilmente confundido com um título inédito, pelo tamanho da qualidade empregada na nova produção. O titulo preserva o que o original tinha de melhor, e estabelece novos parâmetros para a série.

Veja também: Assassin’s Creed 3 Remastered: requisitos de sistema

A estrutura da história, os puzzles e a ação seguem a mesma proposta que fez sucesso no jogo lançado em 1998. Porém, o horror está muito mais ressaltado com as melhorias técnicas, com imagens muito mais repugnantes e aterrorizantes. Para quem procura esse tipo de conteúdo, Resident Evil 2 é um prato cheio.

Felizmente foi preservado o clima retrô de outrora. Salvar o seu progresso em uma máquina de escrever é uma nostalgia que aquece o coração.

Resident Evil 2

Guardar o inventário em caixas selecionadas, restringir a quantidade de munição pelo cenário e o número de objetos que se pode carregar, é sempre um obstáculo a mais para superar os montros do jogo. Sem dúvida, uma forma inteligente de manter o jogador focado e fazê-lo entender que é necessário economizar recursos.

Por outro lado, as mudanças gráficas são notórias. Além de 20 anos de evolução quando falamos sobre tecnologias de videogames, o remake de Resident Evil 2 abandona as telas de loading do PlayStation e os cenários estáticos. A visão por cima dos ombros é uma marca da franquia depois do sucesso de Resident Evil 4.

O avanço tecnológico também ajuda a compor o cenário e dar mais realismo. No jogo atual, os corpos dos monstros e personagens que cruzem o caminho do Leon Kennedy não somem, o que aumenta ainda mais o horror e o caos em torno do protagonista. Também ajuda a mapear mentalmente os locais por onde já passou.

Um jogo “survivor horror” exige um bom equipamento de áudio, para dar a melhor imersão possível, aproveitando os vários sons que compõem o ambiente. Perceber a aproximação de zumbis, por exemplo, é fundamental para conseguir se defender antecipadamente. Usar bons fones de ouvido é interessante.

Resident Evil 2

Diferentemente do jogo original, o novo Resident Evil 2 tem um trabalho de dublagem muito bem apurado, e linhas de diálogos que permeiam toda a história, e não somente as cutscenes. Claro, o salto de qualidade também se deve ao avanço tecnológico, pois lembremos que o original foi publicado em CD.

Com o realismo gráfico da RE Engine, o novo game está muito mais perturbador do que o primeiro, e é preciso ter estômago forte para encarar algumas cenas. Aliás, fica aqui o alerta de que não é um jogo recomendado para o público infantil.

O Resident Evil 2 retorna para Raccoon City 20 anos depois do jogo original e foi lançado para PS4, Xbox One e PC em 25 de janeiro de 2019. Os desenvolvedores utilizaram a RE Engine, a mesma do Resident Evil 7, proprietária da Capcom, para reconstruir o jogo do zero e oferecer uma nova experiência aos jogadores.

Se for o Windows a plataforma escolhida para rodar o novo título, fique por dentro antes dos requisitos de sistema de Resident Evil 2, que está disponível na Steam Store.

Residente Evil 2

Gráficos - 9
Controle - 10
Som - 9
Diversão - 9

9.3

excelente

Mistério, terror e muita nostalgia são os elementos-chave que produzem o excelente Resident Evil 2.

User Rating: Be the first one !

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo