Geek

Crítica do filme Judy: muito além do arco-íris

O longa estreia no dia 30 de janeiro no Brasil

O Judy: muito além do arco-íris mostra Judy Garland em seu último ano de vida durante uma turnê de shows em Londres, em 1968. Ao longo desse período, Judy relembra seus momentos passados de glória e também os traumas por ter sido explorada desde jovem pela indústria cinematográfica.

Veja também: Confira o nosso review do filme Ameaça Profunda

Famosa por protagonizar o clássico O Mágico de Oz (1939), e dona da voz na música Over the Rainbow, Judy Garland desde nova conheceu o sucesso e as exigências que uma carreira no entretenimento daquela época cobrava. Privada de se alimentar e descansar adequadamente, trabalhava por vezes 18 horas durante as gravações. Essa rotina desde os seus anos na adolescência marcaram Judy por toda a sua vida e teve profundas influências em sua auto-estima e em seus relacionamentos interpessoais.

Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones) interpreta Judy de forma totalmente entregue e verossímil, e seu trabalho foi reconhecido ao ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por esse papel. O filme nos mostra uma Judy frágil e cansada, falida e em busca de segurança. Como todas as cenas são focadas nessa personagem, Renée consegue manter de forma constante a sua boa atuação, nos fazendo sentir angústia por uma pessoa sofrer tanto por conta de seu estrondoso talento.

Judy: muito além do arco-íris

Pouco sabemos sobre os outros personagens que orbitam em sua vida durante todo o filme, o conhecimento vai apenas até o nome. A impressão que fica é que o objetivo era mesmo esse, para o filme ser somente sobre a Judy. Mesmo com todo esse foco, alguns outros pequenos personagens conseguem achar espaço para suas pequenas e importantes histórias.

Com uma direção de arte que nos transporta para a década de 60 e músicas apresentadas de formas memoráveis, “Judy – Muito Além do Arco-Íris” é um filme sem reviravoltas e até mesmo simples em seu enredo, mas que apresenta de forma coesa a fragilidade e a força dessa figura marcante na história do cinema.

Judy: muito além do arco-íris

O longa é dirigido por Rupert Goold e o elenco também conta com Michael Gambon, Finn Wittrock, Jessie Buckley, Royce Pierreson, Bella Ramsey e Rufus Sewell. Judy: muito além do arco-íris estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de janeiro, distribuído pela Paris Filmes.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo