Geek

Crítica do filme Ameaça Profunda

Longa estreia nos cinemas brasileiros em 9 de janeiro

O Ameaça Profunda é um competente filme de terror da Fox Films que trabalha como poucos os aspectos de claustrofobia. Espaços apertados, falta de oxigênio, situações limítrofes dão o tom do filme até que surge a verdadeira ameaça.

Veja também: Sonic: filme ganha trailer com novo visual

Em um típico filme de monstros, o trailer indica isso, sabemos assim que o filme começa que aquela equipe não sobreviverá por completo. Porém, diferentemente do padrão, o espectador não é apresentado a cada um dos personagens, pois é jogado na ação nos minutos iniciais.

Ameaça Profunda

Assim que a correria começa, a audiência conhece o perfil de cada sobrevivente através de curtos diálogos. Apesar de o filme não dar tempo de aprofundar esses personagens, não necessariamente sentimos falta disso, pois a narrativa é tão bem feita, que a empatia com eles se torna rapidamente viável.

Apesar de não servir como um ponto de virada, a surpresa final do filme é realmente impactante. É muito interessante acompanhar essa escalada até o derradeiro desafio, sem saber quem será o último remanescente.

O filme é breve, e tão bem encadeado, que quase não é possível sentir o tempo passar. Outro aspecto digno de nota é o fato de as poucas cenas gore serem usadas apenas como parte na narrativa, para ajudar a contar a história, e não trazer o grotesco pelo grotesco, apenas para chocar a audiência como fazem muitas produções do gênero.

Da mesma forma que Ameaça Profunda não oferece tempo para a gente conhecer a fundo cada personagem, as interpretações também não ajudam nesse sentido. Toda a sensação de medo e urgência em cada passo são transmitidas com competência, como exige esse tipo de longa, mas para por aí.

Ameaça Profunda

A Kristen Stewart demonstra severas limitações para interpretar papéis diferentes, mas consegue entregar uma atuação razoável quando é exigida. As circunstâncias levam a sua personagem a liderar a equipe. Neste momento, ela até consegue transmitir a serenidade necessária, mesmo frente ao medo e ao desconhecido, para que ela possa levar o maior número de pessoas possíveis para a superfície, sem perder para a loucura daquele ambiente inóspito.

O Ameaça Profunda é um típico filme de férias, daqueles bem intenso, que diverte durante a exibição e não cobra nada do espectador. No final, fica a sensação de querer ter visto um pouco mais daquilo, o que sempre é ótimo. O filme conta com a direção de William Eubank e o elenco principal formado também por T.J. Miller, Jessica Henwick, Vincent Cassel, John Gallagher Jr. e Mamoudou Athie.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo