Geek

Crítica: Do Jeito que Elas Querem

Filme estreia no Brasil em 14 de junho

No filme Do Jeito que Elas Querem (Book Club, título original), quatro amigas de longa data decidem ler Cinquenta Tons de Cinza no seu clube do livro, provocando uma grande mudança na vida de cada uma. Todas elas já chegaram na terceira idade e estão com a vida resolvida, ou pelo menos é isso o que aparenta no início da história. Depois descobrimos que cada uma está passando por um novo desafio nessa fase da vida.

Veja também: Leia o nosso review de Oito Mulheres e Um Segredo

Vivian (Jane Fonda) é um mulher de negócios que nunca se casou, e está contente com isso. Até encontrar um grande amor do passado. Jane Fonda sempre muito ativa e segura de si, caiu como uma luva no papel. Diane Keaton vive a personagem Diane, uma mulher que viu a sua vida ser anulada para cumprir apenas o papel de mãe. E agora, de viúva. Já Sharon (Candice Bergen) é uma juíza federal, que se divorciou há 18 anos e não soube como seguir em frente. Por último, Carol (Mary Steenburgen), uma Chef que está passando por uma crise conjugal.

O best-seller foi trazido como instrumento para fazê-las pensar que ainda podem ser ativas, motivando-as a buscar vontades que estavam adormecidas. Afinal, a vida não acaba na terceira idade. O Do Jeito que Elas Querem aborda assuntos como vida após aposentadoria, sexo na terceira idade e preconceito contra idosos. Tendo como exemplo, as filhas de Diane, que a acham incapaz de viver sozinha sem riscos, tratando-a como uma boneca de vidro. Isso acaba a entristecendo e limitando seu espaço pessoal. Diane nos mostra o sentimento da geração que ainda pode e quer ser independente.

Do Jeito que Elas Querem

Entendo o apelo que Cinquenta Tons de Cinza tem e porque ele foi usado, foi um livro que abriu portas para outros do mesmo gênero, mostrando o caminho para as mulheres falarem abertamente sobre assuntos tabus. Porém, é um livro de teor erótico controverso, pois mostra um relacionamento abusivo inconsciente. Felizmente, algumas críticas foram feitas à obra. Mas o que me deixou triste foi: mesmo com as quatro mulheres suficientemente autônomas, permaneceu a mensagem de que o prazer só pode ser alcançado com o outro, e não que elas podem se bastar.

Mas no fim, é uma comédia leve, engraçada e sem muitas pretensões. E mesmo com um fundo verde às vezes constrangedor pela baixa qualidade, o filme cumpre o seu papel de entreter e levantar algum debate. Do Jeito que Elas Querem é a estreia de Bill Holderman na direção, ele também é o responsável pelo roteiro. O filme é co-produzido pela June Pictures e Apartment Story. Estreia no Brasil no dia 14 de junho, distribuído pela Paris Filme.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo