Geek

Crítica do filme As Viúvas

Personagens ricos e uma trama de segurar o fôlego

No longa “As Viúvas”, quatro mulheres têm suas vidas viradas de cabeça para baixo quando seus respectivos maridos morrem em um assalto que deu errado. Cada uma tem que lidar com o luto de perder o amor de suas vidas ao mesmo tempo em que se vêem em uma dificuldade financeira que parece não ter saída. Até que algumas delas decidem se unir para planejar um golpe e seguir os passos de seus falecidos esposos.

Veja também: Confira a nossa crítica de Bohemian Rhapsody

As Viúvas poderia ser apenas um filme de assalto bem elaborado, mas, como disse o diretor do filme, Steve McQueen, é bem mais do que isso. De fato, é. Conhecido por dirigir o filme 12 Anos de Escravidão, que ganhou o Oscar de Melhor Filme, McQueen consegue abordar muitos temas no filme. Desde o lado sujo dos bastidores da política, a violência policial que os negros sofrem nos EUA, até a jornada de autoconhecimento das mulheres protagonistas.

O roteiro é escrito por Steve McQueen e Gyllian Flynn, autora e roteirista de Garota Exemplar e Objetos Cortantes. É característico em suas obras autorais as personagens femininas serem as protagonistas, com personalidade, motivações e falhas. E isso não é diferente em As Viúvas.

Veronica (Viola Davis, Um Limite Entre Nós), Alice (Elizabeth Debicki, Guardiões da Galáxia Vol. 2), Linda (Michelle Rodriguez, Velozes e Furiosos 8), e Belle (Cynthia Erivo, Maus Momentos no Hotel Royale) têm suas vidas bem retratadas de forma individual, mostrando assim a jornada de cada uma no processo de descobrirem sua força e independência.

As Viúvas

O elenco também conta com Daniel Kaluuya (Corra!), Robert Duvall (O Juiz), Liam Neeson (Busca Implacável), Colin Farrell (Animais Fantásticos e Onde Habitam), Brian Tyree Henry (Hotel Artemis) e Carrie Coon (Garota Exemplar). As atuações são primorosas e todos entregam de forma convincente o que seus personagens propõe.

Em determinado momento a história pode parecer confusa, com tantos personagens e situações completamente distintas acontecendo. Porém, tudo o que aparece na tela tem um propósito e o enredo não deixa pontas soltas. O roteiro justifica tudo e promove uma quebra de expectativa muito bem construída.

As Viúvas estreia nos cinemas brasileiros no dia 29 de novembro distribuído pela Fox Film do Brasil.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo