PS5: especificações confirmadas até agora

A Sony não está para brincadeira e confirma vários rumores

A Sony confirmou algumas informações acerca do PS5 que eram só rumores até então. Entre eles, está a retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 4, terá resolução de vídeo 8K, tecnologia Ray Tracing e uso de SSD no lugar do tradicional disco rígido.

Veja também: Star Wars Jedi Fallen Order: trailer e data de lançamento

Essas novidades foram reveladas por Mark Cerny, que também foi o arquiteto-chefe do PS4, em entrevista à revista Wired de abril. O nome do console ainda não foi confirmado, portanto, encare a sigla PS5 como um título provisório. Por outro lado, parece óbvio que o novo hardware seguirá a numeração original utilizada até agora pela empresa japonesa.

A data de lançamento do PlayStation 5 é outro mistério que está sendo guardado à sete chaves, mas Cerny garantiu que ele não será lançado em 2019. Porém, o produto é tão real que diversos estúdios já estão explorando o kit de desenvolvimento do console para saberem o que pode ser feito em seus jogos.

Ainda de acordo com Mark Cerny, o processador será baseado na terceira geração do chip AMD da linha Ryzen e a GPU terá a tecnologia Ray Tracing, que consegue simular com mais realismo a incidência dos raios de luz em um ambiente 3D, com distorções e reflexos mais dinâmicos.

Entretanto, como destacou o arquiteto-chefe, as aplicações do Ray Tracing vão além da qualidade gráfica dos jogos: “Se você quisesse realizar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio os se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o Ray Tracing é útil para isso”, explica Cerny.

Outra novidade bem-vinda do PS5 é a troca do HDD por SSD, que por ser mais rápido e confiável, ele tende a diminuir significativamente as telas de loading. Em demonstração, a tela de viagem rápida do game Spider-Man demora 15 segundos no PS4 Pro, enquanto no devkit do PS5, esse tempo cai para 0.8 segundos.

PlayStation VR

A substituição por este tipo de hardware mais avançado também deve acabar com aquela mensagem quando o videogame é desligado da tomada ou há queda de energia, quando o sistema faz uma varredura para ver a integridade do disco rígido do PS4. Outra confirmação é que o PSVR atual continuará sendo compatível.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo