Dicas e CódigosPC

Jogos com malware: como proteger você e seus filhos

Baixe games somente em lojas legítimas para se proteger

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Kaspersky em junho, o jogo Minecraft é um dos mais utilizados por criminosos para mascarar malware e atingir um PC vulnerável. Os títulos GTA 5 e The Sims 4, outros dois jogos com muita busca no Google, também foram muito visados em 2018.

Veja também: Dota Underlords: requisitos de sistema para PC

Vale dizer que os jogos oficiais não têm nada a ver com isso e podem ser baixados com segurança nos respectivos canais. O problema são as cópias falsas que, quando baixadas de forma desatenta, podem infectar o Windows com ameaças difíceis de serem retiradas.

Segundo a pesquisa, mais de 960 mil jogadores foram atingidos por este tipo de golpe, e fica aqui o alerta para pais e filhos não baixarem jogos fora das lojas oficiais. O malware em Minecraft foi responsável por cerca de 30% dos ataques, com mais de 310 mil PCs atingidos. Em segundo lugar ficou o GTA 5 da Rockstar, com mais de 112 mil alvos. The Sims 4 ocupou o terceiro lugar, com quase 105 mil usuários atacados.

Outro golpe muito comum para espalhar malware é oferecer jogos que ainda nem foram lançados, se valendo da ansiedade do público. Neste contexto, a Kaspersky detectou que 80% deles referiam-se a FIFA 20, Borderlands 3 e Elder Scrolls 6, este terceiro em estágio inicial de desenvolvimento e ainda sem data de lançamento.

FIFA 20

Como se proteger de ataques?

A primeira medida, e talvez a mais eficiente é sempres comprar ou baixar jogos apenas em canais legalizados, como Epic Games Store, GOG, Nuuvem, Steam Store ou a própria loja virtual do Windows 10. Esses serviços possuem antivirus por padrão e filtros para selecionar somente jogos legítimos.

Não clique em links suspeitos. Se recebeu uma mensagem por WhatsApp ou e-mail lhe oferecendo um jogo que ainda não foi lançado, em 100% das vezes é falso. Além disso, ao entrar em um site de games, verifique se ele tem “https” na URL e aquele cadeado indicando segurança no navegador. Não tenha pressa, procure pela legitimidade do site antes de clicar em qualquer botão de download.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo