ListasPCRetro

5 jogos antigos de PC encontrados no Steam

Todos eles rodam tranquilos em computadores baratos

Se você é sausodista dos jogos antigos do PC, da época dos primeiros Windows e até mesmo do DOS, o Steam possui vários títulos dessa época, com preços totalmente acessíveis. Alguns foram remasterizados para a nova geração de processadores, mas outros são apenas ports decentes, mas que vão te fazer matar saudade e jogar novamente por longas horas.

Veja também: 5 dicas para vencer em PUBG

Antes de começar qualquer lista, sempre tento estabelecer um parâmetro, por dois motivos: chegar à uma seleção mais justa e, principalmente, coerente. Mas não foi o caso aqui. Uma lista como essa tem muito valor pessoal para mim, e foi idealizada baseada nas minhas lembranças da época, seguida de muito saudosismo.

Age of Empires II HD

Um dos jogos antigos mais clássicos e cultuados do PC, não poderia ficar de fora desta lista. O Age of Empires II é eterno! Após ser lançado em 1999 e fazer grande sucesso no PC, o game teve uma versão remasterizada lançada em abril de 2013, que agradou bastante aos fãs. De lá para cá, o título teve também as suas expansões remasterizadas e até uma inédita, a “The African Kingdoms”.

Age of Empires II HD

Raptor: Call of The Shadows

Jogo de navinha sempre foi minha paixão, e junto com Tyrian 2000, o Raptor: Call of The Shadows foi um dos games no estilo shooter que eu mais joguei na vida. O título foi criado pelo estúdio Cygnus Studios e publicado pela Apogee Software, uma das empresas que mais lançaram jogos para PC na era do MS-DOS, em 1994. Entretanto, em 2015, a dotEmu resgatou esse jogo e trouxe para a Steam, para que a gente possa jogar novamente.

Raptor: Call of The Shadows

Hexen: Beyond Heretic

O Hexen: Beyond Heretic é um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado em um mundo de fantasia medieval. O game é continuação de Heretic e foi lançado em 1995 pela Id Software para o primeiro PlayStation, Nintendo 64, SEGA Saturn e PC. A Raven Software fez um jogo utilizando a engine do Doom II, lançado no ano anterior.

Hexen: Beyond Heretic

Portanto, apesar do visual horroroso hoje, com gráficos realmente datados, lembre-se que ele usava o que era de mais moderno na época. Esse game é muito nostálgico e traz ambientações que não são comuns em jogo de tiro, até hoje. Por isso, e vários outros motivos, merece entrar nesta lista.

The Dig

Com a volta do interesse do público pelos jogos antigos estilo adventure, os famosos point-and-click, a Steam foi inundada de jogos clássicos da época de ouro, principalmente aqueles produzidos pela LucasArts, uma dos principais estúdios da época. Escolhi o The Dig para representar este movimento, e pode ter sido o que eu mais joguei. O título foi lançado em 1995 para o DOS, apenas em formato CD-ROM.

The Dig

A história mostra um grupo de cientistas enviados para o espaço com o objetivo de parar um meteoro que vem em direção da Terra. Os eventos encontrados por eles levam-nos para um mundo alienígena. O enredo foi escrito baseado em uma história de Steven Spielberg para o programa de TV Amazing Stories, que passou nos EUA entre 1985 e 1987, e conta com vozes de atores como Steven Blum e Robert Patrick.

MDK

Tudo que eu lembro de MDK é que tinha personagens bizarros e você tinha que defender a Terra de invasores alienígenas. Mas o game ficou na minha mente até hoje por sua jogabilidade ágil, arrojada e extremamente divertida. Não era o melhor jogo do mundo, nem mesmo daquele ano, mas trouxe diversas mecânicas de gameplay que são usada a exaustão até hoje, como no caso da capa que se abre no formato de parapente para o personagem planar entre as plataformas.

MDK

O primeiro jogo foi desenvolvido pela Shiny Entertainment, mas MDK 2 foi criado pela BioWare, estúdio que ficou conhecido pelo seu ótimo trabalho na saga Mass Effect, além de outros. MDK saiu em 1997 para PC e PSOne, enquanto o segundo foi lançado em 2000 para PC, Nintendo Wii, PlayStation 2 e Dreamcast.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo