Review: WD My Passport 4TB


Apesar de ser um HD externo portátil mais robusto que a maioria que encontramos nas lojas, a sua enorme quantidade de espaço de armazenamento compensa o peso extra no bolso. O My Passport de 4 TB também chama a atenção pelo seu design sóbrio, elegante e pela alta taxa de transferência de dados.

Veja também: Xbox Scorpio tem hardware revelado

O WD My Passport 4 TB não foi projetado para os videogames, e seu marketing nem coloca essa perspectiva em foco. Entretanto, é a sua compatibilidade com o Xbox One que mais me chamou a atenção. Todo gamer mais hardcore sabe o quanto são preciosos uns gigabytes extras para guardar seus jogos e ele entrega uma quantidade que realmente o destaca.

Western Digital My Passport de 4 TB

Ao conectá-lo no console da Microsoft, o usuário é questionado automaticamente se quer usá-lo como um HD externo para salvar arquivos comuns, ou se pretende utilizá-lo como mais um meio de armazenamento para os jogos instalados. No primeiro caso, não será preciso formatar o HD, e você conseguirá usá-lo normalmente tanto no Xbox One quanto no PC. De outro modo, será necessário sim formatá-lo para total compatibilidade.

Isso pode ser um estorvo para muitos, mas não é. De fato, se você tem um equipamento desses em mãos, claramente ele será o disco rígido principal do seu videogame e raramente ele sairá da sua mesa de jogos. Então, você transformá-lo em um HD externo exclusivo do XOne será uma medida até inteligente. Pelo outro lado, o PS4 não reconheceu o gadget e acusou incompatibilidade logo de cara, e não quis nem conversa.

Sim, o Videogame Mais é um site majoritariamente sobre games, e é esse aspecto que me interessa quando vou testar um dispositivo novo. Mas é em sua integração com Windows e Mac que o WD My Passport 4 TB brilha mais ainda. O HD externo vem com programas para os dois sistemas que ajuda o usuário na hora de fazer backup. Ele também traz um app que ajuda a gerenciar o conteúdo e outro para auxiliar na defesa.

WD My Passport 4TB

O programa WD Drive Utilities, que já vem no device, ajuda no diagnóstico procurando possíveis falhas no armazenamento, além de problemas de desempenho. Não ter que procurar isso na internet é realmente uma mão na roda para os usuários mais leigos. O único ponto negativo é o seu preço, cerca de R$ 1.100.

Em novembro de 2015, publiquei aqui no site um review do WD My Passport X de 2 TB, este sim um produto focado no Xbox One. Ele era menor, mais leve e com a metade da capacidade de armazenamento. Tinha um aspecto visual incrível também. Pena que ele foi descontinuado.

Design9.3
Funcionalidades10
Desempenho10
Custo-benefício6.5
9
Assuntos Western Digital

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.