Kingston Fury

Apenas 4GB de RAM é o bastante para games?

O site Techspot produziu uma extensa matéria comparando o desempenho de computadores com 4GB, 8GB e 16GB de memória e chegou a uma conclusão interessante: para games, não faz diferença. Pela análise que eles fizeram, chegamos a conclusão que 4GB de RAM é suficiente para jogar qualquer game atual, como GTA V, Batman: Arkham Knight e F1 2015, jogos que participaram do teste.

Veja também: Confira os requisitos de sistema para F1 2015

Essa matéria derruba uma das maiores falácias do mundo “ gamer”, de que quanto mais memória RAM, melhor para rodar os jogos mais pesados. Neste caso, vale o alerta que o que vai fazer a maior diferença no desempenho do seu computador será uma excelente placa de vídeo, com recursos atuais, suporte ao DirectX 12 e, aí sim, uma boa quantidade de memória RAM dedicada.

Todos os três jogos foram testados com o Google Chrome aberto ao mesmo tempo, com 65 abas, o que já consumia 2,2 GB de RAM. Neste caso, o Grand Theft Auto V foi o game mais exigente, rodando a 55 frames por segundo no PC com 4 GB, e 56 fps nos computadores com 8 GB e 16 GB de memória RAM. Perceba, a diferença é ridícula de 4GB para 8GB e simplesmente não existe entre 8GB e 16GB. Já no caso do F1 2015, o game rodou a 109 fps nas três configurações.

A PC utilizado para os testes tinha o novíssimo processador Intel Core i7-6700K (4.0GHz – 4.2GHz) Skylake, placa gráfica GeForce GTX 980 e memórias padrão DDR4-2666. Sim, sem dúvida um PC bem robusto.

Assuntos hardwarePC

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.