eSportsPC

Valorant: anti-cheat inicia junto com o PC

Fase beta fechado chega ao Brasil em 5 de maio

O beta fechado de Valorant já está online e alguns jogadores perceberam que o sistema anti-cheat inicia junto com o computador, mesmo sem a pessoa acessar o jogo em si. E isso causou enorme preocupação na comunidade. Porém, a Riot Games lançou uma declaração para acalmar os fãs e explicar o seu funcionamento.

Veja também: Fallout 76: expansão Wastelanders já está disponível

Programas que usam cheats para se sobrepor nos jogos utilizam códigos cada vez mais sofisticados, que funcionam em camadas muito mais profundas da programação. Assim, a Riot justificou o motivo do anti-cheat do Valorant, conhecido como Vanguard, ser baseado no kernel do sistema.

Em teoria, este tipo de software poderia ter acesso à dados sigilosos do PC do jogador, mas a empresa garante que mantém a privacidade de cada um intacta. “O Vanguard não coleta ou envia qualquer informação sobre seu computador de volta para nós. Qualquer escaneamento de trapaças serão feitas apenas quando o game está rodando”, explicou Paul Chamberlain, líder de anti-cheat da Riot.

Vale ressaltar que este tipo de tecnologia anti-cheat já é utilizada por outros jogos com foco total no multiplayer como Apex Legends, Fortnite e PUBG.

Claro que toda essa preocupação gira em torno do fato de o game ter nascido para o eSport e, portanto, o zelo com o jogo limpo é muito maior. Afinal, haverá muito dinheiro envolvido, investidores, marcas e diversas equipes participantes. Tanto que o jogo ainda nem foi lançado e a Riot já lançou as diretrizes para os campeonatos.

Ao site Bloomberg, a Riot Games declarou que o sangue será desligado em competições oficiais. “Ao desligar o sangue, nós permitimos que mais patrocinadores e distribuidores entrem no ecossistema, eventualmente criando maior acessabilidade e estabilidade para todos”, disse a desenvolvedora ao portal.

Via
BloombergEngadget

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo