Google StadiaTech

Stadia é anunciado pelo Google na GDC 2019

Entenda como funciona esse serviço

O Google anunciou Stadia, a sua plataforma de streaming de games, na tarde desta terça-feira (19), na GDC 2019. Assim como o Netflix e o Spotify fizeram para filmes e músicas, respectivamente, o novo serviço quer fazer com os jogos, assim, poderemos jogar qualquer jogo online, sem necessidade de console, em qualquer tela.

Veja também: Epic Games Store terá review do usuário e muito mais

O Stadia será lançado ainda em 2019 nos EUA, Canadá, Reino Unido e parte da Europa. Não revelaram quando estarão disponíveis no resto do mundo e nem mesmo o preço. O Google prometeu uma nova conferência para o meio do ano, que provavelmente será na E3 2019. Se este evento foi focado na tecnologia, é bem provável que o próximo encontro seja baseado em conteúdo.

Mas como ele vai funcionar? Todos os jogos rodarão diretamente nos servidores do Google. Assim, o jogador poderá jogar no Google Chrome, em qualquer dispositivo que esteja instalado: PC, smartphone, tablet ou TV. Todos os controles atuais funcionarão normalmente, mas a empresa venderá o seu próprio, esse da imagem acima, o único hardware apresentado hoje.

Como está tudo online, o jogador também poderá começar uma partida no computador e seguir no celular do ponto onde parou. Assim como você faz com as séries da Netflix, por exemplo. Como jogo e streaming estarão tudo no mesmo servidor, também não teremos delay para fazer streaming, o que deve facilitar muito para produtores de conteúdo, além de melhorar a segurança, uma vez que será uma conexão direta, fechada, sem acesso para a internet geral.

O controle do Stadia terá algumas funções adicionais, como compartilhamento direto para o YouTube com apenas um botão e integração com o Google Assistant, para que o jogador possa perguntar sobre o desafio de uma fase que não consegue passar e a IA responder em tempo real com a solução em vídeo, desde que tenha no site de vídeos.

Aliás, como não poderia ser diferente, o YouTube estará no centro de tudo. Além de servir como plataforma para streaming direto, busca de dicas e tudo mais, os streamers poderão utilizar a ferramenta “State Share” do Stadia para desafiar a audiência do seu canal. Assim que o streaming tiver rolando, estará disponível um botão para o público clicar e entrar no exato momento do jogo. Claro que terá uma fila para gerenciar isso.

E quanto aos jogos do Stadia?

Os únicos jogos citados nominalmente foram Assassin’s Creed Odyssey e Doom Eternal, e ambos rodarão em 4K e 60 frames por segundo no Stadia. Na apresentação, também podemos ver um pouco da série NBA 2K, indicando que o game também estará pronto logo no lançamento. Acredito que mais jogos AAA e títulos originais serão anunciados nessa citada conferência de meio de ano.

Poder de processamento e GPU

A outra promessa do Google é que os jogos tenham gráficos melhores no Stadia, por ele utilizar várias GPUs ao mesmo tempo para rodar os games. Segundo a apresentação na GDC, a plataforma conseguirá estabelecer 10,7 teraflops, que é mais do que o Xbox One X (6,0) e PS4 Pro (4,2) juntos. Hoje esses são os dois consoles mais poderosos do mercado.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo