Geek

Crítica do filme Um Pequeno Favor

Surpreendentemente bom; ácido e engraçado na medida certa

Em Um Pequeno Favor, Emily Nelson (Blake Lively) pede para a sua melhor amiga Stephanie Smothers (Anna Kendrick) buscar o seu filho na escola por ela, mas depois disso Emily fica desaparecida por dias. Quando Stephanie percebe que sua amiga tinha alguns segredos guardados, decide sozinha investigar o seu paradeiro.

Veja também: Rainbow Six terá filme com Michael B. Jordan

Anna Kendrick (A Escolha Perfeita, Amor sem Escalas) e Blake Lively (Águas Rasas, A Incrível História de Adeline) brilham no filme. As duas atrizes têm o mesmo peso na trama e é incrível a química entre elas. Uma completa a outra e assim o filme consegue manter o equilíbrio entre frescor e insanidade.

Um Pequeno Favor

Kendrick faz o papel de uma mãe super dedicada, sempre gentil, quase infantil e disposta a ajudar os outros. Porém, descobrimos que ela também tem seus segredos. Já Blake interpreta uma mãe prática, sofisticada e sempre trabalhando. Parece ser inacessível até mesmo para a sua família.

Quando sua personagem desaparece, surge um mistério que vai recebendo contornos cada vez mais enrolados e por sua vez, a história vai ficando mais confusa. Mas isso não atrapalha a narrativa. Apesar de ser um pouco longa em momentos específicos, tudo o que está em cena têm um propósito e passa a fazer sentido quando a trama vai se desenvolvendo.

Um Pequeno Favor

Até mesmo a trilha sonora de Theodore Shapiro faz parte da narrativa não apenas para indicar o tom da cena, mas quase como um personagem extra. Como nas cenas embaladas por músicas francesas que personificam a delicadeza e a perfeição, quando debaixo dessa camada há algo infame acontecendo.

O longa é classificado como um thriller psicológico e suspense policial. E embora essa parte seja bem executada, surpreende sendo acima de tudo uma comédia sombria com excelentes tiradas. Algumas piadas podem causar desconforto, mas de uma forma eficaz para provocar o riso e sem ser ofensivo.

Um Pequeno Favor

O roteiro é gradual e as situações vão se tornando cada vez mais insanas. Quando chega esse momento, a audiência já está totalmente entregue e fica fácil aceitar o que o filme entrega.

Um Pequeno Favor é um filme extremamente divertido e instigante, com personagens femininas complexas e fortes, mas, não perfeitas.

Um Pequeno Favor

O filme é dirigido por Paul Feig (Missão Madrinha de Casamento) e roteirizado por Jessica Sharzer (Nerve: Um Jogo Sem Regras). O elenco conta também com Henry Golding (Podres de Ricos), Andrew Rannells (Um Senhor Estagiário), Linda Cardellini (Pai em Dose Dupla) e os atores mirins Joshua Satine (Godless) e Ian Ho (Wella).

A história é baseada no livro homônimo escrito por Darcey Bell, lançando no Brasil pela editora Bertrand Brasil e traduzido por Ana Carolina Mesquita. Um Pequeno Favor chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de setembro, distribuído pela Paris Filmes.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo