Geek

Crítica do filme O Ódio Que Você Semeia

Longa já está em cartaz nos cinemas brasileiros

O filme O Ódio que Você Semeia é baseado no livro homônimo escrito por Angie Thomas, e conta a história sobre Starr Carter (Amanda Stenberg, Mentes Sombrias), uma adolescente negra que presencia a morte de Khalil (Algee Smith, Detroit em Rebelião), seu melhor amigo, também negro, causada por um policial branco. Esse acontecimento desencadeia diversos conflitos e vai mudando drasticamente a vida de Starr, que foi a única testemunha.

Veja também: Uma Aventura LEGO 2 ganha novo trailer

O filme é sobre racismo e suas diversas escalas, desde o mais sutil ao ódio racial mais violento. Starr vive em dois mundos, nascida e criada em um bairro na periferia, ela também frequenta um colégio particular em outro bairro, onde a maioria é branca.

A fotografia do filme faz um bem belo trabalho para destacar as diferenças desses mundos. Quando Starr está com a sua família e amigos no seu bairro, a luz é amarela e intensa, viva. Quando está na sua escola com seus outros amigos, a luz é azulada e pálida. E essa transição é feita abruptamente, para a audiência ter a mesma sensação que a protagonista de divisão.

A história por si só já é impactante, e aborda questões atuais que estão em evidência nos EUA. A crítica sobre a violência policial com a população negra é representada de muitas formas e o roteiro utiliza momentos que fazem referência ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

O Ódio Que Você Semeia

A direção de elenco também contribui para o filme ser marcante. Com excelentes atuações, vemos a protagonista passar por uma montanha russa de emoções enquanto todos da sua família também são afetados por essa tragédia. Destaque para Regina Hall, que interpreta o papel de Lisa Carter (Support the Girls). Acostumada a interpretar personagens cômicos, aqui a vemos fazendo um papel mais dramático, como uma mãe protetora e uma mulher forte.

O Ódio Que Você Semeia é o filme mais importante do ano. Com uma mensagem clara e poderosa, ele poderia cair na armadilha de ficar parecendo uma cartilha. Mas com um roteiro bem desenvolvido por Audrey Wells (Quatro Vidas de Um Cachorro) e uma direção sensível de George Tillman Jr. (Luke Cage), a história entregue é humana e rica, e também promove momentos de acalento.

Ódio Que Você Semeia

O elenco também conta com Anthony Mackie (Vingadores: Guerra Infinita), Issa Rae (Insecure), Russell Hornsby (Seven Seconds) e KJ Apa (Riverdale). Distribuído pela 20th Century Fox, O Ódio Que Você Semeia chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de dezembro.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo