Geek

Crítica: Homem-Formiga e a Vespa

Filme estreia no Brasil em 5 de julho

Enquanto Homem-Formiga (2015) era um engraçado filme de super-herói, o Homem-Formiga e a Vespa (2018) claramente se posiciona como uma comédia de ação. O filme se espelha em outras produções da Marvel para se posicionar em um gênero específico, como Guardiões da Galáxia e Thor Ragnarok, mas traz sua própria identidade e um humor ainda mais familiar.

Veja também: Panini vai publicar Conan no Brasil

Diferentemente dos outros filmes do MCU, que exploram o humor nos diálogos ácidos e situações de cotidiano, o Homem-Formiga e a Vespa trabalha muito bem as piadas do exagero visual, sendo muitas vezes comparável à linguagem do cartoon. Isso não diminui em nada a qualidade do filme, nem reduz a emoção das cenas de ação.

O filme consegue prender o fôlego do espectador em cada grande cena, mas não há surpresa, pois todas as principais passagens de ação, exatamente todas, estão no último trailer divulgado. Como novidade, ficaram apenas algumas resoluções de problemas e nada mais. Um erro terrível que Vingadores: Guerra Infinita não cometeu, por exemplo.

Sendo um filme de comédia, nem preciso dizer o quanto Paul Rudd está solto em Homem-Formiga e a Vespa, fazendo o público rir com as muitas situações, cada vez mais absurdas, que o seu personagem Scott Lang enfrenta. Sem dúvida, todo o elenco principal formado por Evangeline Lilly (Hope Van Dyne), Michael Douglas (Dr. Hank Pym) e Michael Peña (Luis) estão perfeitos em seus papéis.

Homem-Formiga & A Vespa

Apesar de ser um filme totalmente inserido no Universo Marvel, o longa é contido em si e se preocupa em resolver seus próprios problemas, como o Guardiões da Galáxia vol 2. Quem pensa em ir ao cinema especificamente para ver uma integração direta com os Vingadores, poderá se decepcionar. Aliás, a conexão direta com Guerra Infinita ocorre apenas como uma das duas cenas pós-créditos.

O longa tem um ritmo impecável, uma perfeita balança entre ação e diálogos certeiros, enxutos, que movimentam a trama e aparam todas as arestas, antes mesmo que você questione. Por outro lado, quem não viu o primeiro filme do super-heroi ficará totalmente perdido sobre como esta tecnologia do Hank Pym funciona. Mas isso não necessariamente é um problema.

Homem-Formiga e a Vespa

As situações cada vez mais absurdas vão acontecendo, como formigas gigantes, edifícios e carros minúsculos e nenhuma explicação pseudo-científica para toda essa loucura. Na realidade, essa decisão de roteiro só reforça o potencial cartoon do filme, mostrando que a fantasia e o humor estão sempre em primeiro lugar. Não é uma ficção científica, não é um filme de super-herói tradicional, e tudo funciona muito bem. Apenas aceite e divirta-se.

Homem-Formiga e a Vespa - Fantasma

O filme Homem-Formiga e a Vespa estreia no Brasil em 5 de julho e conta com a direção de Peyton Reed, conhecido por longas como o primeiro filme do Homem-Formiga, Sim Senhor e por alguns episódios para séries de TV como New Girl. O elenco fica completo com Hannah John-Kamen (Ava/Ghost), Laurence Fishburne (Dr. Bill Foster) e Walton Goggins (Sonny Burch).

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo