Review: Sonic Mania


O é o melhor jogo do ouriço desde Sonic 3. Esqueça todos os títulos em 3D do personagem, pois esta merecida homenagem é tudo que o fãs queriam e precisavam para reacender a paixão por um dos mascotes mais importantes dos videogames. Ele tem a jogabilidade que Sonic 4 deveria ter tido e o espírito nenhum outro game conseguiu ter nos últimos 15 anos.

Veja também:

Antes de aprofundar mais sobre o jogo, é preciso deixar claro que não se trata apenas de um remaster dos jogos antigos. Sonic Mania traz sim várias fases clássicas dos principais títulos da era 16-bit, além da trilha sonora do passado. Entretanto, também possui fases e músicas inéditas e novos desafios, sendo o jogo 2D mais completo do personagem.

Sonic Mania

Mesmo os mapas antigos, como Green Hill Zone por exemplo, foram refeitos para trazer ainda mais verticalidade ao jogo e locais secretos para descobrir. Mas não se preocupe, a essência é a mesma e a nostalgia está presente no nível máximo. Além disso, cada fase é dividida em duas partes apenas, com um chefe no final de cada uma e sem tela de loading entre elas.

Os gráficos permaneceram com a mesma aparência da época quando os jogos foram lançados, aquele visual que hoje é retrô era a realidade dos jogos de plataforma no 16-bit. Claro, fizeram algumas adaptações para o game rodar em tela cheia e várias novas animações, além de novos movimentos dos personagens quando estão parados ou correndo em alta velocidade. Creio que acharam a melhor solução para unir o antigo e o novo.

Sonic Mania

A trilha sonora é impecável. Sem as restrições do Mega Drive, o trabalho de composição é incrível e deixar o jogo ainda mais divertido, com o espírito de aventura que qualquer game do Sonic exige. Mesmo as músicas mais recentes, mantém a imersão nostálgica e trabalha em grande sintonia com os novos cenários.

O Sonic Mania é tão nostálgico, que possui um modo competitivo de tela dividida que lembra o multiplayer do Sonic 2, porém, além de um modo local, também pode ser disputado online. E como o game é uma homenagem aos jogos mais celebrados do começo da carreira do ouriço, as fases bônus são inspiradas no aspecto visual do Sonic CD.

Sem dúvida nenhuma, Sonic Mania é um título obrigatório para quem cresceu jogando os games do Sonic no Mega-Drive e Saturn, mas não consigo imaginar se a nova geração conseguirá ver valor nele. Divertido, dinâmico e tecnicamente perfeito. Combina com perfeição o aspecto visual e sonoro e traz um gameplay cada vez mais desafiador.

Sonic Mania está disponível PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Entre os consoles, a versão mais barata no Brasil é a da plataforma da Microsoft, com o preço de lançamento de R$ 39,00. A versão para PC, que estará disponível via Steam Store, será lançada somente em 29 de agosto.

Gráficos8
Som10
Jogabilidade10
Diversão10
9.5

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.