Geek

Star Wars: como seguir os livros e HQs?

O universo expandido de Star Wars foi completamente desconsiderado depois que a Disney comprou a LucasFilms e resolveu fazer o seu próprio planejamento, e isso desagradou muitos aos fãs, que compraram e leram, fielmente, os livros e histórias em quadrinhos que foram lançados desde a trilogia original. De uma hora para outra, todo aquele material deixou de ser canônico.

Veja também: Fã de Star Wars cria baralho com personagens

Apesar de parecer uma atitude antipática da Disney, eu consigo compreender completamente. Na época estes produtos foram lançados, não se imaginava que teríamos uma nova trilogia nos cinemas, contando uma história que se passaria décadas depois de O Retorno de Jedi. Isso deixaria todos os envolvidos nos episódios VII, VII e IX engessados, sem liberdade criativa. Claro, no final de tudo, o objetivo será sempre faturar mais dinheiro.

Mas como ficou tudo isso agora? Como comprar o que é canônico? Para começar, todo material descartado da cronologia dos cinemas, ou seja, aquilo que não é mais canônico, ganhou o selo “Legends” na capa. E isso serve para livros e quadrinhos. Até mesmo aqueles livros em forma de manual “O Caminho Jedi” e “O Livro dos Sith” se tornaram “Legends”. Ambos são publicados aqui pela Bertrand Brasil, do Grupo Record.

Atualmente, existem quatro livros canônicos, e todos eles são publicados no Brasil pela Editora Aleph. O mais recente deles, o Star Wars: Herdeiro do Jedi, chegará ao Brasil na primeira quinzena de março. O livro nos mostrará uma aventura de Luke Skywalker, o robô R2-D2 e a misteriosa rebelde Nakari Kelen, em uma trama que se passa entre os Episódios IV e V. Os outros três são Marcas da Guerra, Um Novo Amanhecer e Tarkin.

Todos os livros que agora são considerados “Legends”, também foram publicados aqui no Brasil pela editora Aleph e muitos, mesmo fora de catálogo, ainda podem ser encontrados em diversas livrarias. São sete no total: Herdeiro do Império, Ascensão da Força Sombria, Kenobi, Provação, Sombras do Império, Troopers da Morte e O Último Comando.

Star Wars em quadrinhos

Já os quadrinhos oficiais de Star Wars são publicados pela Marvel no Estados Unidos e trazidos para o Brasil pela Panini Comics. Se você for numa banca de revistas ou em uma Comic Shop, vai reparar que existem HQs com o selo “Legends” e outras sem. Neste caso, por aqui, o material canônico é publicado em duas revistas no formato mix, Star Wars e Star Wars: Darth Vader, ambas com periodicidade mensal. A imagem acima pertence a Star Wars #1, que foi a revista mais vendida nos Estados Unidos em 2015, com 980 mil exemplares distribuídos para as lojas especializadas.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo