Geek

Crítica: Os Goonies (livro)

Livro acerta em cheio no coração dos nostálgicos

O livro Os Goonies, da Darkside Books, acerta em cheio no coração dos nostálgicos. Para pessoas como eu, que viram o filme no cinema e guarda-o na memória com grande carinho, esta obra revive a criança interna de cada um e faz você se emocionar junto com os personagens da história.

Veja também: Darkside Books lança livro com principais contos de Lovecraft

Quando eu entrei no sebo e comprei este livro, sem ler qualquer coisa relacionada antes, imaginei que ele fosse me contar situações de bastidores ou coisas do tipo. Fiquei surpreso quando cheguei em casa, comecei a ler e percebi que se tratava exatamente do que acontece no filme, narrado em primera pessoa por Mikey, o líder dos garotos das docas Goon.

Com esta escolha narrativa, você pode esperar encontrar um texto mais simples, despretensioso, pois imagine que as ações e as percepções de Mikey e sua turma estão sendo descritas por uma criança, com o modo de falar dela. Em algumas situações, o texto parece bobo, até desleixado. Mas não há como culpar o escritor James Kahn, que fez um excelente trabalho em transpor para o livro as cenas do filme, e ainda assim prender o leitor.

Os Goonies (livro)

A culpa neste caso é da própria fonte, um grande filme infantil de Steven Spielberg dos anos 1980 que divertiu e encantou toda uma geração que está entre 30 e 40 anos, mas hoje traz situações pueris, inocentes demais. Até por isso, não creio que a publicação pode conquistar os mais jovens, ou quem não possui qualquer ligação emocional com o filme.

Por outro lado, como a história está sendo narrada pelas lembranças do Mikey, apesar de toda a correria desta aventura infantil, nós ganhamos uma nova percepção que não temos no filme, quando o protagonista faz reflexões sobre o que está acontecendo na hora. Nós temos uma dimensão a mais para compreender não só a trama, mas também os sentimentos envolvidos, que no longa passam um pouco batido as vezes.

Zahn também foi perspicaz ao inverter a ordem de algumas cenas, que fazem sentido estar de uma forma no filme, mas que se fosse narrada da mesma maneira no livro, tiraria todo o impacto da surpresa para o leitor. Dentro do possível, sem alterar nada do roteiro original, o escritor consegue prender melhor a nossa atenção, só fazendo essas pequenas mudanças na estrutura.

O livro dos Goonies também é uma excelente oportunidade de conhecer algumas cenas que foram cortadas do filme e entender melhor algumas situações que vimos no final. Nem preciso dizer o quanto isso é importante para um fã.

A publicação em si tem um acabamento fantástico, digno dos livros da Darkside Books. Encontrado em duas edições, com capa cartão ou capa dura. Ele também traz uma réplica do mapa que é encontrado pelos garotos no filme, em formato de pôster.

Os Goonies é um livro obrigatório para qualquer colecionador, para colocar na estante ao lado do Blu-ray do filme. Uma leitura rápida, gostosa que, quando você percebe, já terá terminado e pensando em reviver essa história de novo e de novo.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo