Geek

Review: Todo Dia

Filme estreia no Brasil em 12 de julho

O filme Todo Dia conta a história de A., uma alma que a cada dia acorda ocupando um corpo diferente, que já pertence a uma outra pessoa, com uma vida própria. Sempre na mesma região, sempre da mesma idade, nunca a mesma pessoa duas vezes; porém, não tem controle sobre isso. A. já aprendeu a lidar com a situação e já passou pelo processo de aceitação.

Veja também: John Wick 3 tem subtítulo revelado por Keanu Reeves

Até que um dia ele ocupa o corpo de Justin (Justice Smith) e se apaixona por sua namorada, Rhiannon (Angourie Rice). Quando a conhece, é a primeira vez que sente a necessidade de continuidade. E enfrenta o questionamento de até que ponto é ético interferir nas vidas das pessoas que habita.

Na trama, A. é capaz de acessar as memórias e os sentimentos das pessoas que ocupa o corpo: seja homem, mulher, negro, asiático, gordo, magro ou com uma deficiência física. Sendo assim, se encontra em um constante exercício de empatia, pois sente na pele as lutas que as pessoas travam no seu pessoal e que mais ninguém tem acesso.

O longa também aborda o assunto de como é possível se apaixonar pela personalidade da pessoa, não importando a forma que ela é por fora. Esses argumentos tornam o filme muito bonito e sensível, com forte vocação para fazer o público questionar se está de fato valorizando o que mais importa em um ser humano.

Todo Dia

Outras questões importantes como transsexualidade, depressão e relacionamento abusivo também são abordados. Mas de forma superficial, o roteiro prefere focar no romance entre os dois protagonistas.

Em determinado ponto, o filme se torna recorrente por usar as mesmas sequências de cenas em dias diferentes na história, e até mesmo repete cenas já mostradas. Um tempo que poderia ser aproveitado com os personagens secundários, que não recebem histórias próprias e não têm muito espaço de tela.

Todo Dia

A trilha sonora é envolvente e ajuda a criar uma ligação entre os protagonistas. Já a fotografia algumas vezes tenta criar um efeito de “momento mágico” mas que soa falso e não consegue ser efetiva. Felizmente, não estraga a experiência do filme.

As atuações são contidas, mas convincentes. O longa é estrelado pela Angourie Rice, que já apresentou o seu carisma quando atuou em “Dois Caras Legais”. O elenco também conta com Justice Smith (The Get Down), Maria Bello (Gente Grande), Jacob Batalon (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) e Debby Ryan (16 Desejos).

Todo Dia

O filme é baseado no livro homônimo de David Levithan, publicado no Brasil pela editora Galera Record e é traduzido por Ana Resende. O autor é conhecido por escrever histórias infanto-juvenis e já teve outra história sua adaptada para o cinema, Nick e Nora: Uma noite de Amor e Música. Baseado no livro que co-escreveu com a escritora Rachel Cohn.

Todo Dia é dirigido por Michael Sucsy e chega aos cinemas brasileiros distribuído pela Paris Filme no dia 12 de julho.

Beatriz Figueiredo

Meu nome é Beatriz, sou gastrônoma e estudante de Letras. No meio dessas duas formações, um dos meus hobbies preferido é ir ao cinema. Procuro frequentemente melhorar a minha compreensão sobre a sétima arte, para escrever aqui os meus dois centavos sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo