MobileNintendo Switch

Pokémon Unite: entenda como funciona o novo game

O jogo não deve ser traduzido para o português

O Pokémon Unite é o novo game free-to-play da franquia Pokémon que estreia em julho no Switch e em setembro nos dispositivos móveis. O título será uma espécie de MOBA com os monstrinhos. Serão dois grupos de cinco jogadores que poderão se enfrentar em uma arena cheia de pontos estratégicos.

Veja também: Rocksmith+: a Ubisoft quer te ensinar a tocar guitarra

Desenvolvido pelo TiMi Studio Group, em parceria com The Pokémon Company, o game se passará na Ilha de Aeos e terá uma mecânica de coleta de energia, conseguida ao derrotar os Pokémon adversários ou selvagens. Esses pontos de energia podem ser usados para evoluir os monstrinhos ou depositar nos objetivos da zona adversária. Vence a equipe que acumular mais pontos até o fim do tempo.

De acordo com o que foi divulgado até agora, o jogo terá arenas diferentes, com regras que mudam a estratégia das partidas, o número de participantes e até a presença dos Pokémon lendários. Vale dizer também que o Pokémon Unite terá partidas casuais e ranqueadas, com direito a uma classificação global para o jogador comparar o seu desempenho com os demais.

A parte competitiva, porém, terá um desenvolvimento próprio que começa em um evento “Beginner Cup” e evolui até a “Master Cup”, onde somente os melhores jogadores poderão se enfrentar. Neste caso, não há como pula etapas.

Pokémon Unite

Como em qualquer MOBA que se preze, o trabalho em equipe será muito importante para obter os resultados. Os jogadores devem combinar as habilidades dos Pokémon escolhidos para colher as energias no tempo certo, depositá-las nas zonas do outro campo, ao mesmo tempo em que devem proteger os seus próprios objetivos.

Haverá também itens de customização e skins disponíveis na lojinha do jogo, tanto para treinadores quanto para os Pokémon, que podem ser adquiridos através de “season pass”. O sistema financeiro de Pokémon Unite comporta três moedas diferentes: as gemas, que são pagas e serve para adquirir itens dentro do jogo, e as moedas e tickets, podem ser conquistadas com vitórias e a conclusão de certas metas.

Como mostra a imagem acima, os Pokémon também poder ser evoluídos neste jogo, como manda a natureza deles em toda franquia. Porém, neste caso, seu progresso está atrelado à escala de níveis. Claro, assim eles podem ficar mais fortes e mais rápidos, por outro lado, os elementos que os representam não fazem diferença no combate, como a água superar o fogo, por exemplo.

Outro ponto importante a ser destacado é que o Pokémon Unite não exigirá uma assinatura da Switch Online para funcionar, de acordo com informações veiculadas pelo Gamesradar. Apesar de o jogo ser classificado como um “free-to-play”, a própria The Pokémon Company usa o termo “free-to-start”, pois os jogadores poderão gastar dinheiro real para desbloquear itens essenciais do jogo, assim como em Pokémon GO.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo