Xbox One: dicas sobre a nova dashboard


A mais recente grande atualização da dashboard do Xbox One trouxe uma série de novidades que podem agradar muito aos fãs. Os novos recursos foram apresentados na E3 2016 e liberados semanas depois. Sem dúvida, a Cortana é uma das funções mais chamativas, mas existem outras que realmente interessam.

Veja também:

Quando escrevo “interessam”, é do ponto de vista da “usabilidade” do sistema. Aquilo que torna a navegação mais fácil. Em primeiro lugar, mudaram o acesso aos jogos e apps para o topo. Além disso, separaram os jogos que estão instalado no disco rígido com aqueles que você tem na sua conta da . Esses, eles chamaram de “Pronto para instalar”.

Ok, isso tudo você já sabe. A atualização já está disponível para todos. Mas muitas pessoas não conhecem todas as facilidades do novo sistema. Muitas outras tarefas ficaram mais fáceis, outras nem existiam.

O que mais me agradou foi a possibilidade de deletar da lista os jogos e apps que eu não quero nunca mais. Inclusive, aquele monte de Beta que testamos, e depois não tem mais utilidade. Claro, o jogo continua associado à sua conta, ele só não aparecerá mais no menu “Pronto para instalar”. Vale lembrar que essa ação não é possível no PS4, e o menu “Biblioteca” fica bem poluído.

Para fazer isto, basta selecionar o jogo que quer tirar da sua vista, apertar o botão Menu do controle do Xbox One (aquele das três listras) e apertar “Ocultar da lista”. Fácil, não?

Como ouvir música em segundo plano?

Entre as novidades do Xbox One, também está a possibilidade de ouvir música em segundo plano enquanto joga. Para aproveitar melhor essa “feature”, a melhor dica é baixar o app “Simple Background Music Player” na loja virtual do Xbox One. Ele suporta padrões como M4A, MP4, MP3, FLAC e WMA. Ele lê as músicas de um pendrive ou HD externo, contanto que estejam formatados em FAT32 ou NTFS, os mesmos do Windows.

Xbox One - ouvir música de fundo

Como adicionar os amigos do Facebook?

Também ficou mais fácil encontrar novos amigos para jogar através de sua conta do Facebook. Para associar a sua conta da rede social ao console, vá em “Configurações” e, na guia “Conta”, escolha a opção “Contas sociais vinculadas”. Escolha o Facebook e entre com seu login e senha. Em seguida, basta confirmar a ação.

Como funciona a Cortana?

No vídeo de demonstração, a Cortana é utilizada para encontrar e iniciar os jogos instalados no console, ou até iniciar um chat de voz com algum contato na Xbox Live. A assistente virtual já está disponível no Windows 10 faz tempo, então, chegar ao Xbox One seria um caminho natural. Entretanto, vale lembrar que ela ainda não tem uma versão em português e não está disponível no Brasil.

Share this post

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.