Veja 8 games indies que chegarão ao PlayStation

O PlayStation 4 e o PS Vita são duas plataformas muito atraentes para os desenvolvedores indies, muito em função do hardware mais fácil para programar, mas também por conta do trabalho de marketing feito pela Sony. Os consagrados e Shovel Knight são alguns dos games que chegarão em breve.

Veja também: As melhores sagas da Marvel de todos os tempos

Esses jogos ainda não têm uma data exata para serem lançados, mas espera-se que um ou outro faça parte da PS Plus, em algum momento de 2015. Pena eu ter vendido o meu PS Vita, acho que vou aproveitar e comprar a versão “slim”. Confira todos os títulos já garantidos pela companhia japonesa:

Bastion (PS4, PS Vita)

Bastion é um velho conhecido dos fãs de jogos indies que, em 2015, desembarca no PS4 e PS Vita. Lançado em 2011, o game está disponível também para PC, Mac e Linux via Steam, Xbox 360 e até iOS, mas nunca foi lançado para PlayStation 3 (e pelo visto, não será mesmo). O título da Supergiant Games conta a história de um garoto sem nome que resolve salvar a sua cidade natal, chamada de Caelondia, de uma “calamidade” que está destruindo tudo que vê pela frente. Destaque também para a elogiada trilha sonora.

Enter the Gungeon (PS4)

Enter the Gungeon é um game criado por um pequeno estúdio chamado Dodge Roll, composto por apenas cinco integrantes. Ele é um jogo de tiro com visão top-down e ação frenética, por dentro de dungeons cheias de armadilhas e puzzles para resolver. Confira abaixo o trailer de lançamento para PlayStation 4.

Hyper Light Drifter (PS4, PS Vita)

Hyper Light Drifter leva o jogador para um mundo distópico criado por um belo trabalho de pixel art, que chama a atenção pela jogabilidade rápida e, por consequência, bem difícil. A página do Kickstarter pedia US$ 27 mil dólares para tirar o projeto do papel, mas eles arrecadaram US$ 645 mil. Também será lançado para Xbox One, Wii U, Windows, Linux, Mac e Ouya. Assista o trailer aqui.

Pavilion (PS4, PS Vita)

Esse jogo da Visiontrick Media é diferente de tudo que você já ouviu falar. Pavilion leva o jogador para um quebra-cabeça onde não é possível controlar o protagonista, mas sim os objetos que formam os puzzles. O game apresenta um visual como se fosse pintado a mão. Veja o trailer no canal do estúdio responsável.

Severed (PS Vita)

Severed é um jogo bem inusitado, que chega em 2015 exclusivamente para PS Vita, a princípio. Para vencer, você deve cortar partes dos monstros inimigos e usar esses pedaços como armar para derrotá-los, e o trailer sugere que isso será feito passando o dedo na tela do portátil, assim como em Fruit Ninja. O game está sendo desenvolvido pelo estúdio DrinkBox Studios, responsáveis pelo excelente Guacamelee. Não chamou a minha atenção.

Shovel Knight (PS3, PS4, PS Vita)

Único que terá uma versão para PlayStation 3 também. Shovel Knight venceu o prêmio de Melhor Jogo Independente no The Game Awards 2014, um importante “selo” que atesta a sua qualidade. No game, o jogador controla um cavaleiro medieval que utiliza uma pá no lugar da espada, em um cenário 2D, que lembra os clássicos jogos 8-bit, com uma jogabilidade insanamente difícil.

Skytorn (PS4)

Mais um jogo com pá, mais um jogo com visual retrô. Os indies, que eram conhecidos pela ousadia e originalidade, estão ficando perigosamente sem assunto. Skytorn está sendo desenvolvido pelos criadores de Towerfall Ascension e mostra uma aventura de exploração em um cenário pós-apocalíptico.

Super Time Force Ultra (PS4, PS Vita)

Super Time Force Ultra já está disponível para Xbox One e foi ofertado gratuitamente para os assinantes da Xbox Live Gold em maio de 2014. Agora, ele será lançado para PlayStation 4 e PS Vita em 2015. Trata-se de mais um jogo de tiro com elementos de quebra-cabeça em visão lateral, que o jogador deve combinar os poderes dos personagens para superar o desafio, assim como o tradicional The Lost Vikings.

Assuntos Bastion

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.