Análise sobre o novo sistema do Xbox One

O dia 12 de novembro marca a chegada da nova dashboard do Xbox One, que agora é baseada em Windows 10, para todo mundo que tem o console da . Porém, usuários com acesso “preview” já testam o novo sistema há quase dois meses. Esta atualização chegou para mim há cerca de 1 mês e, sem dúvida, tornou tudo mais social, rápido e fácil de encontrar qualquer conteúdo.

Veja também: My Passport X é rápido e guarda muitos games do Xbox One

Sem dúvida, a mudança mais significativa está na parte social. Agora, ao tocar duas vezes no botão “Xbox” do controle durante uma partida, nós temos acesso direto a nossa lista de amigos, Grupos de chat, Mensagens, Notificações e Configurações. Tudo isso na mesma guia, que aparece sem fechar o jogo.

Ficou muito mais fácil e rápido chamar alguém para jogar multiplayer, seja seu amigo ou alguém que encontrou online recentemente no game que está jogando. Além da interface mais amigável, com menos passos para se achar o que quer, o sistema como um todo está muito mais suave e estável. Dificilmente tive problema com Grupos desde que atualizei.

A tela inicial não mudou muito, os mesmos elementos estão ali, mas agora, com uma navegação vertical. Os games jogados recentemente, os seus atalhos, propagandas da Microsoft, anúncios da Xbox Live Gold, está tudo igual. A diferença significativa, neste caso, é que é possível acessar diretamente o hub destes jogos que estão em destaque, além de ser possível ver os amigos que estão jogando no momento e ver e compartilhar capturas.

O OneGuide também ganhou maior destaque nesta nova dashboard, pois agora faz parte de uma das quatro guias principais que aparecem no topo da tela. Nesta aba, não somente aparecerá a programação da TV, se você usar o cabo conectado ao Xbox, mas também sugestões de conteúdo de todos os principais apps de vídeo, como YouTube, Netflix, Crackle, Fox Play e mais.

Assuntos Microsoft

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.