PS3
PS3

Top 10 – melhores jogos do PS3

Você sabe quais são os 10 melhores jogos do PlayStation 3? Definir os maiores é algo arriscado, pois sempre há a chance de deixar de fora alguns games que são queridos por um bom número de fãs. Cheguei nessa seleção mesclando minhas experiências, claro, com a ajuda de meus amigos e a forma como a comunidade gamer recebeu cada um deles.

Veja também:

O PS3 foi lançado pela em novembro de 2006 no Japão e é fabricado até hoje, em sua versão Super Slim. Inclusive no Brasil. O console demorou a ganhar força nas vendas, muito em função da arrogância da . O seu hardware era tão complicado, que isso afastou vários desenvolvedores no começo. Além disso, o preço era mais alto e não havia uma rede tão boa quanto a Xbox Live. Porém, depois que Uncharted, God of War 3 e outros títulos exclusivos saíram, o PS3 conseguiu equilibrar a disputa com o Xbox 360.

Para mim, nada disso importou. O PlayStation 3 foi a minha primeira escolha nessa geração. Eu até tive o X360 por um tempo, mas não comprei mais do que três jogos na época. O que me chamou a atenção, lá no comecinho de 2010, foi o catálogo de jogos exclusivos que já havia no mercado. Mas o game que realmente fez eu comprar o console, foi God of War 3. Eu e milhões de gamers pelo mundo, claro.

Os melhores jogos do PS3

10. Heavy Rain – O game surpreendeu a todos com uma qualidade gráfica impressionante para época. Mas o grande motivo do seu sucesso foi o gameplay, que é quase um “filme jogável”. Heavy Rain também inovou por trazer 16 finais diferentes, que é uma combinação dos destinos dos quatro protagonistas. A produção ficou por conta da Quantic Dream.

Heavy Rain

09. Infamous 2 – Jogo de mundo aberto extremamente divertido e ágil. Infamous 2 pegou tudo que deu certo no primeiro game e melhorou tudo: gráficos, movimentos, o cenário e muito mais. O protagonista Cole MacGrath ganhou diversos novos poderes, e com isso, temos muito mais variedades de gameplay, o que torna o jogo mais divertido do que o primeiro. O título foi produzido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony em junho de 2011, com exclusividade para o PS3.

inFamous 2

08. Batman: Arkham Asylum – Sem dúvida, o melhor game de super-heróis de todos os tempos, precisava estar nessa lista. O game do Morcego trouxe uma nova dinâmica para as lutas corpo a corpo com vários inimigos no cenário, misturou ação com investigação como nenhum outro jogo e trouxe gráficos belíssimos para a época. Vale ressaltar também a boa trama do jogo, fechada, concisa, parece mesmo um arco de histórias em quadrinhos.

Batman: Arkham Asylum

07. Tomb Raider – A série sofreu um reboot e mudou 100% a sua dinâmica. Enquanto toda a franquia de jogos era focada na exploração, este é na sobrevivência de Lara Croft. Em uma ilha mística, após um naufrágio, Lara tem que mostrar todo o seu conhecimento para sobreviver aos perigos da ilha e ao ataque dos inimigos. Confira o meu review de Tomb Raider.

Tomb Raider

06. God of War III – God of War III é aquele tipo de jogo que faz alguém comprar um videogame, e a Sony ganhou muito com isso. Extremamente violento, ação frenética o tempo todo, trilha sonora empolgante, personagens marcantes e gráficos poderosos, tudo para torná-lo um clássico moderno e uma obrigação na estante e no currículo de qualquer gamer. Leia o review completo.

God of War 3

05. Portal 2 – Melhor jogo de 2011 segundo a VGX, a premiação mais importante do mundo dos videogames. A Valve pegou o conceito do primeiro título e extrapolou nesta edição, trazendo mais quebra-cabeças, mais dificuldades, trama envolvente e multiplayer cooperativo. Um game tão competente como esse não poderia ficar de fora dessa lista.

Portal 2

04. Grand Theft Auto V – Quando não se esperava mais inovações na série GTA, a Rockstar cria um game com três protagonistas com histórias relacionadas, dando uma nova dinâmica à narrativa e à jogabilidade. Em dado momento, é possível jogar com os três ao mesmo tempo para finalizar uma missão. Leia o review de GTA V publicado aqui no Videogame Mais. Uma pena não ter o GTA Online.

GTA 5

03. Uncharted 2: Among Thieves – Eu não tenho dúvida de que este é o melhor título da série até hoje, mesmo após o lançamento do quarto game, para PS4. Uncharted 2 trouxe uma narrativa cinematográfica que tentaram implementar no primeiro, mas não conseguiram com tanto êxito. Não me entendam mal, o primeiro Uncharted é muito bom. Mas o segundo é muito superior, em diversos níveis.

Uncharted 2: Among Thieves

02. Red Dead Redemption – Mais uma obra-prima da Rockstar, um game de mundo aberto no velho oeste com uma história emocionante e uma jogabilidade incrível. Na trama, o jogador acompanha a história de John Marston, um ex-presidiário que se vê envolvido novamente com o mundo do crime para salvar a sua família. Game nota 10, sem dúvida.

Red Dead Redemption

01. The Last of Us – Este jogo não só é o melhor do PS3, como de toda uma geração. Uma história rica e envolvente, personagens cativantes, dificuldade na medida certa são os elementos que fazem este game ser inesquecível. O título foi lançado para o PS3 em junho de 2013, e chegou ao PlayStation 4, remasterizado, em julho do ano seguinte.

The Last of Us

A história se passa em um Estados Unidos devastado por uma pandemia, provocada por um fungo que infectou e alterou a maioria da população. A trama é encaminhada para 20 anos depois do dia que a infecção se espalhou e o caos tomou conta. Agora, o cenário é de destruição, milicias armadas, quarentenas que parecem mais campos de concentração, militares opressivos e desesperança.

Circunstâncias que você descobre logo no começo do jogo colocam os protagonistas Joel e a Ellie juntos, para atravessar o país com um objetivo bem definido. Então, começa uma das maiores experiências de videogame da sua vida. Confira o review completo de The Last of Us que eu publiquei aqui no site.

Tenha certeza, se fossem 20, entrariam outros games icônicos da plataforma, como Assassin’s Creed II, Demon’s Souls, Mirror’s Edge, Journey, The Elder Scrolls: Skyrim e tantos outros que infelizmente ficaram de fora. Mas fique a vontade para por seu Top 10 nos comentários e enriqueça o debate. E espero que tenha gostado da minha lista, mas não dá para agradar todo mundo.

Assuntos Sony

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

  • Bruno Martins

    Só esqueceu do melhor: Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots.