Superman

Todos os ‘Supermans’ do mundo

Como o é o primeiro grande super-herói criado para as comic books americanas, lá no longíquo ano de 1938, e logo tornou-se um símbolo de pureza, dedicação, ética e heroísmo, seria natural que outros personagens surgissem inspirados neste modelo. Porém, até que ponto os heróis criados ao longo da história dos , que se parecem com o Superman, foram inspiração, homenagem ou cópia?

Veja também: Quem vence briga entre Batman e Superman nas buscas do Google?

Vamos ver neste artigo personagens que foram criados a semelhança dos poderes, valores e até mesmo aparência do nosso querido kryptoniano. Não estou julgando nenhum dos artistas e personagens envolvidos, só estou reunindo neste artigo o que já se consagrou no imaginário dos fãs e tentando levantar a discussão.

Capitão Marvel

A mais antiga e polêmica semelhança com o Homem de Aço é Billy Batson, o Capitão Marvel, também conhecido como Shazam. Este personagem foi criado pela Fawcett Comics em 1939 (artista C. C. Beck e o escritor Bill Parker) a reboque do sucesso que o Superman já fazia na época. Logo a comprou e incorporou esta editora, e assim, todos os seus personagens, mas a semelhança, e aquela sensação de “tem superman demais para um mundo só” continuou durante anos.

Shazam

A semelhança se estende à sua equipe de sidekicks, que forma a Família Marvel. Afinal, Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel, não lembram Superboy e Supergirl respectivamente? Apenas recentemente, após os eventos da mega-saga 52 Semanas, que a DC resolveu dar uma importância maior para o personagem e o transformou em membro importante para a manutenção dos aspectos da magia do universo principal da editora.

Pelo menos a origem de seus poderes são diferentes. Capitão Marvel é detentor do poder de Shazam, que extrai as suas forças dos deuses Salomão, (sabedoria); de Hércules, (força); de Atlas, (vigor); de Zeus, (poder); de Aquiles, (coragem); e de Mercúrio, (velocidade). Ao pronunciar a palavra “Shazam!”, ele conjura um relâmpago mágico que transforma Billy Batson em Capitão Marvel e vice-versa.

Mr. Majestic (Wildcats)

Criado pelo escrito H.K. Proger e pelo desenhista Jim Lee na década de 90, para o selo Wildstorm da Image Comics, Mr. Magestic é o “ser mais poderoso deste universo” entre os super-heróis da Wildstorm. Mas ao contrário do que fez com o Capitão Marvel, a DC Comics “assumiu” que Magestic era uma “cópia” do seu principal herói e o definiu como sendo uma versão do Superman de um universo paralelo, desde que ela comprou a Wildstorm e incorporou-o ao seu tão mal falado multiverso. Existe até uma HQ onde os dois personagens se encontram.

Majestic

Majestic também é alienígena e tem poderes similares ao do Superman, porém, tem uma personalidade totalmente diferente, com uma pose mais de lorde, mais arrogante. Quando Jim Lee foi perguntado se tinha criado Mr. Majestic à imagem de Superman, ele afirmou apenas que se baseou em vários poderosos heróis existentes.

Hyperion (Squadron Supreme)

Este personagem, criado por J. Michael Straczynski tem semelhança com o Homem-de-Aço em sua origem alienígena e na sua chegada a Terra ainda quando criança. Porém, ao invés de ser criado por um casal de fazendeiros do Kansas, foi resgatado, doutrinado e preparado como uma arma, durante toda a sua vida, pelo exército norte-americano.

Hyperion

Aliás, o Esquadrão Supremo, equipe da qual ele faz parte, tem um representante para cada super-herói da Liga da Justiça da DC. Batman, Mulher-Maravilha, Flash, todos tem personagens com equivalentes poderes e histórias na equipe da Marvel, que também pertence a um universo paralelo ao principal da editora.

Apollo (The Authority)

Apollo (criado por Warren Ellis e Brian Hitch) apareceu pela primeira vez na antiga série Stormwatch, do selo Wildstorm (antes Image, hoje DC Comics), e hoje é membro da Authority. Ele é o arquétipo do Superman, incluindo o fato de a energia dos seus poderes terem o sol como origem.

Assim como o Kal-El, Apollo também tem super-força, voa, possui invulnerabilidade e seus olhos soltam uma espécie de laser, similar a visão de calor do Superman. E, como já foi dito anteriormente, o seu corpo serve como uma bateria, convertendo os raios solares em energia. Quando exaurido, Apollo precisa de duas horas de exposição ao sol para recarregar por completo suas energias. Acho que isso tudo não é mera coincidência.

Apenas como curiosidade, os poderes de Apollo são frequentemente comparados com o Mr. Majestic, sendo este o único rival a altura. Como seria ele encarando o Azulão? Gostaria de ver esta luta.

Supreme

É um personagem da Image Comics, criado por Rob Liefeld (o senhor supremo do plágio) e Brian Murray. Com poderes e aparência similar ao Superman, Supreme diverge ao ser violento e egoísta, como foi originalmente concebido. Porém, a partir da edição número 41, Alan Moore deu uma repaginada no personagem, deixando-o mais próximo das histórias da era de prata do Superman.

Essa homenagem à mitologia do Superman também rendeu ao universo de Supreme personagens como a Suprema (uma espécie de Superwoman) e o seu Super Cão, digo, Radar, o cachorro com super-poderes e capa vermelha.

Os poderes do Supreme tem origem em um material alienígena chamado Supremium que foi encontrado por ele, enquanto criança, em um meteorito que caiu na Terra. Essa substância deixou seus cabelos brancos e lhe deu poderes como super-força, super-velocidade, vôo e inteligência extraodinária. Assim como o Superman tem a Kriptonita, o Supremium, de várias cores, também tem diversos efeitos à sua fisiologia.

Gladiador e Sentinela

Esses dois personagens (ambos Marvel Comics), eu já considero uma certa implicância dos nerds. Afinal, todo ser mega-poderoso terá que ser necessariamente “inspirado” no Superman? Bom, vamos aos fatos e vocês tiram suas próprias conclusões.

Gladiador é um alienígena super-poderoso criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, e que apareceu pela primeira vez na revista X-Men #107, em outubro de 1977, nos Estados Unidos. Ele é o líder da tropa de elite do Império Shi´ar e tem força-sobrehumana, vôo, sopro congelante, visão de calor, além de velocidade, agilidade, reflexos e resistência super-poderosas.

O Sentinela (Robert Reynolds), criado por Paul Jenkins e Jae Lee, apareceu pela primeira vez em um mini-série em cinco edições, com o seu nome, publicada em 2000. Com problemas mentais, que o deixa com medo de usar seus poderes e lhe dá uma atitude anti-social, Sentinela ficou mais conhecido quando fez parte do grupo dos Poderosos Vingadores, comandado pelo Homem-de-Ferro.

Sentinela

Seu poder é frequentemente relatado como “mil sóis explodindo”. Além da descrição esdrúxula, que não nos deixa mensurar com exatidão, percebemos que novamente o sol está envolvido na origem dos poderes de um personagem. Mostrado como o ser mais poderoso da Terra no atual universo Marvel, Sentinela tem super-força, vôo, altíssima resistência, grande durabilidade e velocidade.

Samaritano

O principal protetor de Astro City apresenta fortes características similares ao Superman, em destaque, o fato de ser um, abnegado, um bom samaritano, claro. Astro City é uma criação de Kurt Busiek e Brent Anderson para a Image Comics e que hoje faz parte do selo da Wildstorm.

Samaritano

Ele voltou do futuro (século 35) para evitar um grande desastre que iria acontecer com a humanidade. Durante a viagem temporal, ele ganhou os seus super-poderes como, vôo hiper-sônico, manipulação de um campo de energia e super-força (já vi isso antes). Samaritano, após resolver o problema, continuou na nossa linha temporal e se transformou no super-herói mais admirado do mundo, em seu universo.

Bom, imagino que deva existir outro (ou outros, porque não?) personagens que se encaixam nessas características e que poderiam figurar facilmente nessa lista. Mas estão aí todos os que a minha memória e minha pesquisa pôde encontrar. Lembrou de outros? Escreva aí nos comentários.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

  • Pingback: Desenhos da Hanna-Barbera viram HQs na DC Comics | Geek Mais()