Review: Street Fighter x Tekken


Depois de Marvel vs , vs SNK e tantos outros títulos e suas respectivas sequências, quem ousaria dizer que crossovers são um capricho da ? A empresa quebrou a cabeça em um projeto ambicioso que não só junta o básico da jogabilidade de Street Fighter com a de Tekken como também transforma as duas franquias, mexendo em peculiaridades que as fazem o sucesso que são. É, eu disse que era um projeto ambicioso.

Veja também: Como ter Megaman e Pacman no Street Fighter x Tekken do PS3

Em termos de enredo o jogo faz mais o estilo de quem cresceu nos fliperamas, ou seja, história de menos, pancadaria de mais. Isso em um jogo de luta tão explosivo quanto técnico. Mas para não dizer que o blablabla que recheia preciosas cenas de CG foi deixado de lado, aqui vai trama principal: Na Antática, um objeto estranho em formato de caixa se choca com o solo(!).

Especialistas analisam o material e descobrem que ele possui um potencial destrutivo(!!). Como na mitologia, a misteriosa caixa recebe o nome de Pandora(!!!). A partir daí, lutadores dos universos de Street Fighter e Tekken  querem chegar até ela, cada um com sua motivação. Isso inclui, claro, as organizações Shadaloo e Mishima Zaibatsu.

Street Fighter x Tekken

Para um jogo de luta, é colorido até demais, mas não dá para tomar isso como um ponto negativo. Já a pixelização de alguns detalhes dos personagens pode ser notada e incomoda em algumas cenas.

Um ponto curioso são as transições de tela. Os cenários duplos permitem que os personagens literalmente saltem de onde estão para uma parte inferior do stage com um visual mais caprichado e com a presença de diversas figuras caricatas no background. A ideia é boa, mas acaba ficando chata pela repetição. E falando em stages, eles não são muito numerosos, um fator que também deixa a desejar.

Com um ótimo tema de abertura, podíamos esperar mais do resto da trilha. A música em Street Fighter x Tekken é pouco marcante e decepciona por não apresentar nenhuma faixa inspirada nas fases tanto dos lutadores de Street Fighter quanto os de Tekken.

Jogabilidade incontestável

A grande cartada da Capcom. E para quem pensa que o único trabalho da empresa foi adaptar os movimentos dos lutadores de Tekken para a perspectiva 2D vai tomar um belo susto. Apesar do novo crossover que colocará os personagens de Street Fighter no universo de Tekken já estar em desenvolvimento, em Street x Tekken da pra sentir um gostinho do que está por vir. Isso porque Ken, Ryu e cia estão mais corporais. Isso quer dizer uma jogabilidade física com combos incríveis deixando os “hadoukens” em segundo plano.

Mas se é pra ter a jogabilidade de Tekken turbinada, porque não extrair outros ótimos elementos da série? A Capcom pensou nisso trazendo para Street x Tekken o sistema de duplas diretamente de Tekken Tag.  É possível escolher dois lutadores e alternar entre os dois durante a batalha. Além do fator diversão, isso amplia as possibilidades de combos e especiais duplos que já faziam sucesso em “Marvel vs. Capcom”.

Street Fighter x Tekken

O jogo ainda conta com algumas outras invenções meio geniosas como o sistema de gemas e o Modo Pandora. A primeira se refere a joias que podem ser equipadas em sets de três para melhorar atributos do personagem durante a batalha. Já o Modo Pandora faz com que um lutador da dupla seja sacrificado para que o outro tenha  ataque e defesa aumentados.

A Capcom pisou na bola com a ausência da dupla brasileira Blanka e Eddy Gordo, mas promete corrigir o erro em breve com o lançamento do DLC que contará com 12 novos personagens entre eles, Blanka, já confirmado. A capoeira deve ficar por conta de Christie Monteiro, mais carismática que Eddy (principalmente considerando seus atributos físicos ;] ).

De brinde, a versão para PlayStation 3 traz personagens exclusivos como Mega Man, PAC-MAN e Cole MacGrath, protagonista da série Infamous (também exclusiva da família PlayStation). Apostas um tanto inusitadas, mas que garantem uma dose a mais de diversão durante o gameplay.

Gráficos7.8
Som7.7
Jogabilidade6.8
Diversão6.5
Com uma mecânica ligeira e contagiante é impossível não perder horas e horas na jogatina de Street Fighter x Tekken. Mesmo com alguns vacilos, a Capcom juntou o melhor das duas franquias e adicionou o seu algo mais que fez toda diferença.
7.2

Share this post