PS4ReviewsXbox One

Review: Batman Arkham Knight

O game foi produzido pela Rocksteady Studios

Depois de um excelente Arkham City e um repetitivo Arkham Origins, a expectativa em torno de Batman Arkham Knight era enorme entre os fãs. Que rumo a série do Morcego tomaria com este lançamento? Posso afirmar, com certeza, e com todas as letras, que este é o melhor jogo já lançado do Cavaleiro das Trevas.

Veja também: Lançamentos de games em junho de 2015

O game foi produzido pela Rocksteady Studios, responsável pelos dois primeiros jogos da franquia, e distribuído pela Warner Games, com direito a dublagem brasileira, que é muito competente, por sinal. Com lançamento inicial em 23 de junho, Batman: Arkham Knight está presente nas plataformas Xbox One, PlayStation 4 e PC. Os testes foram feitos na versão do XOne.

Lançamentos de games com Batman Arkham Knight

A trama está muito mais envolvente e interessante, mesmo que seja simples. Você sabe que a história te capturou totalmente quando simplesmente nem se lembra de fazer as missões secundárias, apontadas no mapa de Gotham. Além disso, o mistério em volta da identidade do tal Cavaleiro Arkham é uma excelente adição. Todos os vilões possuem papéis relevantes no enredo, mesmo que pequenos. Não aparecem jogados apenas para fazer número e atrair fãs.

Neste game, vemos um Batman muito mais experiente, e é assim que deve ser, uma evolução natural. Deste modo, o super-herói já começa com todos os equipamentos conhecidos e toda a sorte de golpes e habilidades necessárias para combater o crime. Chega desse negócio de toda vez começar do zero e adquirir cada traquitana, de forma individual, ao longo do jogo. Ele já tem tudo no seu cinto de utilidades, não deixou cair do Batmóvel entre um jogo e outro.

Arkham Knight

Os gráficos estão absurdamente poderosos, como nunca se viu antes. É um deslumbre visual ver o Batman planando sobre Gotham enquanto enquanto sua capa tremula com o vento e os pingos da chuva caem em cima dela. Você vai ficar de boca aberta com o nível de detalhes da armadura que o Morcego usa, mas principalmente, da quantidade de elementos que ficam na tela quando o Batmóvel passa destruindo tudo pela frente.

Batmóvel carro ou tanque?

O Batmóvel é um grato novo elemento, com multifunções dentro do jogo. Além de transportar o Batman por uma Gotham City enorme, ele serve também para abrir caminho por espaços inacessíveis, usando um gancho para puxar portões de ferro gigantes ou destruir paredes, e ainda se transforma em um “tanque” capaz de destruir blindados e helicópteros do exército do Cavaleiro de Arkham, o grande inimigo do jogo.

Sem dúvida, o Batmóvel foi um acréscimo espetacular, mas tenho duas ressalvas a fazer: primeiro, é preciso segurar um botão para que o veículo fique em modo de combate, se soltá-lo no meio da batalha, pode ser o seu fim, pois a dinâmica e a função de cada botão muda totalmente entre os dois modos, e isso pode confundir muito no início.

O outro ponto: por ele ser uma novidade, está muito presente no jogo, com diversas participações desnecessárias, como quando o Batman invade uma instalação para pegar os bandidos de surpresa, por exemplo. Poderia ter menos cenas com o Batmóvel espalhafatoso e mais com o Batman sorrateiro, detetive.

Linguagem de cinema mais presente

Os combates corpo a corpo estão mais fluidos e dinâmicos do que nunca em Batman Arkham Knight, é realmente impressionante o que fizeram aqui, quando parecia que não tinha mais para onde evoluir neste quesito.

Ainda acho que o número de botões envolvidos e combinações é exagerado, até decorar todos os movimentos, leva um tempo. Mas quando são encaixados no tempo correto, as lutas se tornam mais rápidas e divertidas.

Aliás, dinamismo é a palavra chave deste jogo. As já citadas cenas de luta estão mais curtas, as cenas in-game, aquelas não jogáveis, estão muito mais presentes e mescladas a parte jogável. Para completar, as cenas em CG surgem instantaneamente, sem nenhum delay ou troca de tela perceptível.

Em resumo, Batman Arkham Knight está muito mais cinematográfico do que os títulos anteriores. Toda cena de ação termina como uma finalização espetacular, usando câmera lenta, zoom e outros elementos da sétima arte. Veja o vídeo abaixo gravado em uma sequência com o Batmóvel, que demonstra muita coisa do que disse nos parágrafos acima:

Em relação a cidade de Gotham, houve um certo exagero de expectativa de minha parte. Esperava uma área realmente gigante, muito maior do que o jogo trouxe, e que pudesse ser explorada sem amarras. Não foi isso que aconteceu, mas em nada tira o brilho do game.

Pelo contrário, o nível de detalhes está riquíssimo. Porém, por mais que você possa andar, ou voar, livremente pela cidade, as ações dentro da trama ainda estão muito nos trilhos, até para manter o aspecto mais cinematográfico que descrevi há pouco.

Batman Arkham Knight é um título obrigatório para todos os fãs do Homem-Morcego, seja dos filmes ou de quem lê os quadrinhos, mas principalmente para quem gosta de um game com ação espetacular, aspectos cinematográficos e história envolvente.

Batman Arkham Knight

Nota do crítico - 10

10

Excelente

O game Batman Arkham Knight eleva a franquia para um novo nível, mais épico e divertido do que nunca.

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo