Primeiras impressões: Evolve

Quem tem Xbox One e uma conta Gold da Xbox Live teve a oportunidade de jogar o Beta de no último fim de semana. O tempo dele aberto foi curto, mas o suficiente para tirar algumas impressões iniciais acerca deste novo título da Games, que trago agora neste .

Veja também: Requisitos de sistema para rodar Evolve no PC

Evolve é mais um FPS multiplayer online, mas como uma proposta diferente e interessante. Aqui, os jogadores se reunem em times com quatro pessoas com o objetivo de derrotar um monstro gigante, mas neste caso, o inimigo será controlado por um quinto jogador dentro do game.

Existem dois modos no jogo: solo e multiplayer, mas infelizmente só conseguimos testar a segunda opção. Assim como em todos os bons jogos, você passará por um rápido tutorial, que não se torna enfadonho. Porém, quando a ação começa de verdade, tudo fica muito frenético e confuso a primeira vista. Repare no vídeo como eu fico atirando em uma bicho, só para depois descobrir que é um aliado.

Os gráficos estão muito bonitos e as fases estão muito bem construídas, com florestas bem densas ou cidades cheias de escombros, tudo com vários níveis para serem escalados com a ajuda de mochilas propulsoras, o novo xodó dos jogos de tiro. A iluminação precária e os sons ambientes também ajudam a compor o clima, principalmente de medo.

Escolher entre humanos e monstro para jogar tem uma diferença brutal. Eles até conseguiram equilibrar bem a dificuldade, o desnivelamento aqui está na sensação de jogo mesmo. Enquanto o ser humano tem melhor apurada o aspecto de medo, com uma curva de aprendizado maior para usar o seu equipamento, jogar com o monstro não passa nenhum desafio, tudo para ele são apenas pequenas formiguinhas que precisam ser esmagadas ou queimadas. Não achei divertido. Ainda prefiro a visão humana, vendo aquele monstro enorme se aproximando e pensar numa maneira de escapar ao golpe e usar uma arma para tentar machucá-lo.

Evolve tem um algoritmo interessante para formar os times, mas que para alguns pode ser frustrante. Você até consegue escolher qual a sua melhor opção entre as quatro classes de caçador disponíveis e o monstro, mas a sala será formada de acordo com a disponibilidade e a demanda. Sendo assim, é capaz de você definir o monstro como a sua primeira opção de escolha, mas acabar jogando como suporte, sendo essa a sua terceira ou quarta escolha, por exemplo.

Assuntos 2KEvolvePreview

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.