PC desktop

PC é a melhor plataforma de jogos da atualidade?

Parece que o jogo virou, não é mesmo? A guerra entre os consoles da nova geração pode fazer com que o PC seja a melhor plataforma para se jogar atualmente. Se alguém me perguntasse até ano passado qual era a melhor plataforma de jogos atual, que console comprar, provavelmente eu indicaria um PS4 ou Xbox One. Porém, em 2016, estou mais inclinado a indicar o . Acompanhe o meu raciocínio.

Veja também: Blizzard anuncia nova expansão de Hearthstone

Enquanto o PS4 e o Xbox One possuem seus jogos exclusivos, o computador está abocanhando alguns desses títulos para o seu acervo. É o caso do recém-lançado Quantum Break, disponível para XOne e Windows 10. Pelo lado da Sony, o game de luta Street Fighter V já pode ser jogado no PlayStation 4 e PC, inclusive com multiplayer entre as duas plataformas, uma barreira que aos poucos está sendo quebrada. Ah, não podemos esquecer de No Man’s Sky, que promete sair em 21 de junho.

Além disso, Hearthstone, um dos jogos mobile mais populares da atualidade, também está disponível para PC, aliás, sua plataforma de origem. Outro game que não há nenhuma previsão de chegar aos populares consoles de mesa. Porém, se acervo de jogos não é suficiente, preste atenção:

Hearthstone

A vem fazendo um trabalho para que o Windows 10 seja mais do que relevante para os jogos. Para isto, abriu a sua loja de jogos para os games mobile, com direito a coleção de conquistas e uso do controle Xbox One para jogá-los. Em 2015 eu escrevi um artigo falando como a chegada do Windows 10 seria essencial para o PC Gamer, principalmente por causa da chegada do DirectX 12 e a integração com o Xbox One. Mas quem tem apenas o PC, ainda poderá aproveitar muitas das ferramentas disponíveis como uma ferramenta para organizar seus jogos instalados e gravação nativa de gameplay.

E eu nem quero entrar no mérito de qualidade gráfica, resoluções 4K e frames por segundo, pois estes são argumentos mais irrelevantes, diante de tudo que estou expondo aqui.

A diferença de preço entre PC e consoles

Os jogos de PC sempre foram mais baratos do que para consoles, por causa da ridícula tributação brasileira que trata o jogo para console como “brinquedo ou jogo de azar” e o MESMO jogo na sua versão PC como software, que possui incentivos e descontos fiscais. Enfim, essa diferença sempre existiu, mas agora está pior ainda com a alta do dólar. Games para PS4 que são vendidos por R$ 249,00, em sua versão PC podem ser encontrados por R$ 99,00, como no caso do já citado Street Fighter V.

Se você levar em consideração os preços do Steam e que hoje existem diversos concorrentes como Nuuvem, Origin e outras formas de se comprar games digitalmente no PC, a briga vira uma covardia.

Street Fighter V: Rashid

Por outro lado…

Comprar e configurar um PC para jogos ainda não é algo tão prático quanto um console, por exemplo. Que basta tirar da caixar, fazer aquela longa atualização na internet e começar a jogar. Portanto, ainda é algo que desperta mais interesse nos entusiasta em tecnologia. Além disso, as boas peças para montar um PC bem poderoso estão muito caras, devido a alta do Dólar e enfraquecimento da economia brasileira.

Assuntos MicrosoftPC

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.