No Man's Sky

No Man’s Sky: cadê o modo multiplayer?

Quando No Man’s Sky estava sendo divulgado, os desenvolvedores disseram que seria praticamente impossível que dois jogadores pudessem se encontrar o universo, por causa do seu gigantesco tamanho. Essa afirmativa simples foi o suficiente para criar um hype absurdo em torno do jogo, e fazer todos acreditarem que existia um multiplayer. Mas não existe. Onde foi parar o modo online?

Veja também:

O primeiro vestígio de que este modo não existia foi quando dois jogadores tentaram se encontrar no dia do lançamento do game. Ambos se comunicavam na hora e estavam no mesmo planeta, ao mesmo tempo. Mas não se viam de forma alguma. Sean Murray, um dos produtores do game, se manifestou no Twitter dizendo que não esperava esse feito tão rápido, e que a equipe estava trabalhando para resolver este “problema”.

Tudo bem, o próprio fundador da Hello Games disse que o jogo não tem multiplayer, “Para ser super claro, No Man’s Sky não é um jogo multiplayer. Por favor, não busque essa experiência no jogo”, disse Murray. A pergunta que fica é: essa sempre foi a proposta do estúdio? O que aconteceu durante a produção?

No Man's Sky

O que não dá para entender é: por que eles não são honestos e apenas dizem que tentaram, mas não conseguiram incluir um modo multiplayer em No Man’s Sky. O que eu acho? Especulo que tentaram incluir esta modalidade, mas não conseguiram pelas próprias características do jogo, de formar os planetas de maneira procedural. Assim, mesmo que dois jogadores estivessem em um mesmo planeta, ele seria diferente para cada um. Creio que este foi o maior gargalo que encontraram.

Outros dois pontos apontam para esta dedução. Primeiro, o game demorou muito para sair e teve alguns adiamentos (os produtores até receberam ameaça de morte por isso). Segundo, vazou na internet uma imagem da versão de colecionador europeia do jogo, onde o ícone que indica o modo multiplayer está porcamente coberto com um adesivo.

O reflexo disso está num artigo do GameRant, que aponta uma queda de 81% nas vendas na segunda semana após o lançamento, no Reino Unido. De acordo com a empresa GfK Chart-Track, responsável por monitorar as vendas no setor, No Man’s Sky foi ultrapassado por F1 2016, que assumiu a Pole Position. Claro, também é preciso dizer que o título da foi um sucesso absoluto de vendas na primeira semana, sendo o segundo maior lançamento do PS4 de todos os tempos e um dos mais vendidos no Steam.

Aceite, No Man’s Sky é um jogo single-player. Ponto, isso já está mais do que confirmado. O que não ficou claro, novamente, é porque a comunidade ficou confusa sobre isso, e porque a confirmação só veio após o lançamento do game, mesmo depois de anos de desenvolvimento.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.