Nintendo Switch: tudo sobre o novo console


A divulgou nesta sexta-feira (13) tudo que você queria (e precisa) saber sobre o Switch. Foram divulgados os games que estarão disponíveis já no começo de vida do console, mais informações sobre o hardware, os preços nos Estados Unidos, planos de assinatura e muito mais.

Veja também:

A primeira coisa que você precisa saber é que o videogame será lançado no dia 3 de março nos Estados Unidos e custará US$ 299. Ele estará disponível em dois bundles diferentes. Em ambos os casos, o Switch terá 32 GB de espaço de armazenamento, mas enquanto um virá com dois controles Joy-Con cinzas, o outro pacote terá um controle azul e outro vermelho, como na imagem acima.

Nintendo Switch

A fabricante aproveitou para explicar como serão os modos que o console funcionará, pois não ficou muito claro no primeiro trailer divulgado. Serão três as maneiras de jogar o Nintendo Switch: o primeiro, e mais tradicional, conectado a TV; segundo, como um console portátil; em terceiro, como um tablet posicionado em cima de uma mesa. Neste caso, os controles Joy-Con se destacam e funcionam sozinhos.

Jogos já confirmados para o Nintendo Switch

Logo no seu lançamento, o Nintendo Switch terá os seguintes jogos disponíveis para venda: Just Dance 2017, Skylanders Imaginators e o muito aguardado The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Outros games já confirmados, e que deverão ser lançados em seguida, são The Elder Scrolls V: Skyrim, Mario Kart 8: Deluxe, Shovel Knight, FIFA, NBA 2K18 e I Am Setsuna.

A apresentação também mostrou outros jogos inéditos que estão em desenvolvimento para o console, como Splatoon 2, Fire Emblem Warriors, Arms, Xenoblade Chronicles 2, Super Bomberman R, Ultra Street Fighter 2 e um novo Shin Megami Tensei. Os jogos lançamentos do Nintendo Switch custarão US$ 60 nos Estados Unidos, o mesmo preço dos títulos AAA para PS4 e Xbox One.

E finalmente, sabemos agora que o próximo jogo do Mario será Super Mario Odyssey. Pouco se falou dele até agora, mas no vídeo apresentado, podemos ver que o personagem vai passar por diversos cenários em um mundo sandbox. Uma das fases coloca o encanador em uma cidade com seres humanos “de verdade”. Eu sempre esperei uma continuação de Super Mario Galaxy 2, ou algo no mesmo estilo, mas acho que ainda não é desta vez.

Bateria e tela

A Nintendo divulgou que a bateria do Nintendo Switch, quando não estiver ligado no dock da TV, pode durar de 2 horas e meia a 6 horas com o brilho da tela no máximo. Claro, essa variação de tempo depende do uso que você fará do consoles, se estiver usando a internet com intensidade e que jogo estiver rodando. O citado dock pode recarregar o Switch, mas ele também virá com uma entrada USB-C para este fim.

Quando encaixado no dock, os jogos conseguem rodar em resolução 1080p, mas quando em formato portátil ou tabletop, a resolução não passa de 720p. Vale ressaltar também que a tela é multitouch com tecnologia capacitiva, o que faz dela muito melhor que aquela do controle do Wii U. Mesmo sem informações técnicas mais detalhadas, é possível arriscar que este display é bem parecido com a que temos nos nossos smartphones atualmente.

Conheça os controles Joy-Con

A apresentação da Nintendo detalhou muito mais os controles Joy-Con que vem no console, mas que também poderão ser comprados separadamente. Durante a apresentação, podemos ver que os controles também terão sensor de movimento, porém, com uma precisão maior do que o Wii. Eles também terão um botão dedicado para captura de tela, assim como o DualShock 4. Veja abaixo todos os botões:

Controles Joy-Con

Plano de assinatura online

Assim como a Xbox Live e PSN, a Nintendo terá sua própria rede e um plano de assinatura para quem quiser jogar online, ter descontos na compra de jogos e falar por voz com seus amigos. Os assinantes também terão direito a um jogo gratuito por mês, algo similar a PS Plus e Games with Gold.

Assuntos Nintendo

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.