Metal Slug 7

Metal Slug: do NeoGeo até a web

Jogar era um dos passatempos preferidos entre os proprietários do falecido NeoGeo, depois dos jogos de luta, é claro. Esta série de jogos de tiro em plataforma que chegou até o PlayStation 2, foi febre nos Arcades durante um tempo e teve edições até para Gameboy Advance e Nintendo DS.

Veja também: Como melhorar o desempenho do game Dragon City

Com toda essa nostalgia no ar, era inevitável que fizessem versão em “flash game” para a galera jogar online, sem precisar de console e nem instalar nada.

Era NeoGeo

A série principal de Metal Slug foi lançada até o número 7, porém, o console NeoGeo e os Arcades só viram até a edição de número 5. Em todo esse período, o gameplay mudou muito pouco. No geral, era sempre a mesma coisa, um grupo de mercenários contra exércitos de terroristas em missões pelo mundo todo, sempre com um toque debochado e bem humorado.

Os jogos Metal Slug 1, 2 e 3 podem ser jogados oficialmente na nova geração através da PlayStation Network, Xbox Live, dispositivos com Android, além do iPhone e iPad.

Era Pós-NeoGeo

Os games Metal Slug 4 e 5 foram lançados também para Xbox original, e foram os primeiros a romper a barreira da dobradinha NeoGeo e Sega Saturn, os dois consoles da época. Já o Metal Slug 6 só chegou ao mercado doméstico através de duas compilações, uma para o PS2 (que veremos a seguir) e outra para PC com Windows.

A edição Metal Slug Anthology é uma compilação que reúne os jogos do 1 até o 6 da série principal. Esse pacotão foi lançado para PlayStation 2, PSP e Wii. Entretanto, o Metal Slug 7 tomou outro caminho e foi lançado apenas para Nintendo DS, PlayStation Portable e Xbox Live Arcade. Fãs de outras plataformas esperam ansiosos a chegada desta edição.

Spin-offs

Além da série principal, a franquia teve alguns Spin-offs: Metal Slug Advance, disponível para o Gameboy Advance; Metal Slug 1st Mission e 2nd Mission, exclusivos para o portátil NeoGeo Pocket e o controverso Metal Slug (3D version), lançado apenas para o PS2;

Web games

Na internet, é fácil encontrar vários jogos da série para jogar direto no navegador, sem precisar instalar nada no PC. Entre os jogos mais famosos, estão o Metal Slug 2: Rampage, a transposição de Metal Slug 3 e 4 e o recente Last Mission. Porém, os jogos que mais diferem da série original são os Metal Slug Brutal 1 e 2, que adicionam uma boa dose de sangue e violência.

Vale ressaltar que estas versões não são autorizadas pela SNK-Playmore, detentora dos direitos de exploração da série.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.