Mobile

iPhone SE é bom para jogos? Confira o teste

O iPhone SE é um caso curioso, pois ele tem um poder de processamento impressionante, mas uma tela que não favorece a melhor experiência para os jogos mobile atuais. Tenho ele como o meu principal smartphone hoje em dia, e ele me deixou impressionado por rodar qualquer game que testei sem vacilar. Veja o teste:

Veja também: Super Mario Run ganha data e preço

Vale deixar claro que este não é um review tradicional, pois citarei apenas os aspectos relacionados ao desempenho com jogos. Portanto, não falarei das câmeras e nem de outras partes do hardware. O aparelho pode ser comprado facilmente no Brasil em diversas lojas online. Na Americanas, por exemplo, o iPhone SE custa R$ 2.069,10 no cartão de crédito, enquanto escrevo estas linhas.

iPhone SE

O iPhone SE tem a mesma CPU do iPhone 6S, o Apple A9, e 2 GB de RAM. Isso garante um enorme poder de processamento, para rodar qualquer tipo de tarefas. A maioria dos games abrem muito rápido e a troca de tela é extremamente suave. Esse pequeno celular tem uma tela de 4 polegadas, e pode ser encontrado em versões com 16, 32 ou 64 GB de armazenamento interno.

De antemão, é preciso dizer que, se o seu objetivo com este aparelho é jogar, não compre o de 16 GB. No , os jogos e apps são muito maiores do que suas versões para Android, e 16 GB abriga uma quantidade ínfima de games, e isso pode ser frustrante. Por outro lado, apesar do seu tamanho diminuto, a capacidade da bateria é até satisfatória. Veja como ele se comporta rodando alguns jogos de sucesso da atualidade:

Pokémon GO

O Pokémon GO roda absurdamente suave no iPhone SE. Pequeno e discreto, é ideal para andar por aí caçando Pokémon sem chamar muito a atenção. Além disso, seu GPS e giroscópio funcionam de forma perfeita, dando a melhor experiência que pude ter com o jogo. E, afinal, a tela pequena não atrapalha.

Pokémon GO: função Pokémon Appraisal

Hearthstone

A tela de 4 polegadas do smartphone é realmente muito pequena para este jogo. As cartas ficam diminutas, e é muito difícil acertar o dedo em alguns botões e menus. Por outro lado, o aspecto tátil responde muito bem, e é fácil mover as cartas para a mesa. Hearthstone demora mais do que deveria para iniciar no iPhone SE, e isso não se justifica pela quantidade de memória, que é de 2 GB.

Hearthstone

Super Mario Run

O primeiro jogo do Mario, oficialmente lançado para mobile, se comporta de maneira fenomenal. A tela de apenas 4 polegadas não atrapalha em nada, pois os botões são grandes e as letras visíveis. Outro fato que colabora para a ótima experiência com este dispositivo, é que Super Mario Run é jogado com apenas um toque na tela, o que favorece jogar com apenas uma mão.

Super Mario Run

Em resumo, o iPhone SE é um excelente smartphone para jogos, graças ao seu excelente processador e sua bateria razoável. Porém, sua pequena tela pode atrapalhar a experiência em muitos casos. Principalmente em jogos de tiro ou aqueles que possuem muitos elementos na tela, como é o caso de Hearthstone e Clash of Clans. Se o seu objetivo é jogar com uma experiência completa, considere juntar um pouco mais de dinheiro e comprar o iPhone 6S, que teve uma grande queda de preço nos últimos meses.

Assuntos

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Close