Xbox One S

E3 2016: Microsoft mostra Xbox One S e Scorpio

A começou a sua conferência confirmando o lançamento do Xbox One S, que vazou neste domingo (12), e encerrou anunciando o Project Scorpio que será um console muito mais poderoso. Ou seja, são dois produtos diferentes. O evento também mostrou o gameplay de Forza Horizon 3, Gears of War 4 e muito mais.

O Xbox One S tem suporte a vídeos em 4K, 2TB de espaço de armazenamento, além de ser menor e mais leve que o anterior. Ele será 40% menor do que a versão anterior, pode ser colocado em pé e a fonte de energia vem integrada ao console. O preço nos EUA será de US$ 299,00 e alguns varejistas já estão fazendo pré-venda. Além do videogame, o controle também recebeu novidades, como um tipo de “grip” na parte traseira para evitar escorregamentos. O Xbox One S ainda não tem previsão de chegada no Brasil e nem preço.

Já o “Project Scorpio” é aquilo tudo que os rumores indicavam. Segundo o Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, trata-se do console de videogame mais poderoso já criado. Ele vem com suporte à jogos em 4K e tecnologia de realidade aumentada, assim como o PS4 Neo, também já confirmado pela Sony. E assim como o seu concorrente, todos os jogos da linha “Xbox One” serão compatíveis com as três versões do console, pois “Ninguém será deixado para trás”, disse ele. Project Scorpio, é claro, é um nome temporário para o “Xbox One” que deve chegar às lojas no Natal de 2017.

Vários jogos tiveram demonstração em tempo real no evento da Microsoft, que é exatamente o que o fã quer ver, e por isso EA e Bethesda decepcionaram tanto. Enfim, Gears of War 4, Forza Horizon 3, Final Fantasy XV e Scalebound foram jogados no palco. Gears 4 tem aquilo que todo fã da série espera, mesma movimentação, mesma mecânica mas, claro, gráficos renovados. No final da apresentação, ainda apareceu um Marcus Phoenix mais velho e de barba. O game ganhará um controle Elite temático, que você confere no vídeo:

Final Fantasy XV mostrou uma luta do protagonista contra um monstro realmente gigante, algo que eu nunca vi antes. Já a demonstração de Scalebound focou no modo multiplayer cooperativo. Entretanto, ao contrário do RPG da Square-Enix que será lançado em 30 de setembro, Scalebound só chegará às lojas em 2017, ainda sem uma data específica.

O Forza Horizon 3 também poderá ser jogado em modo cooperativo, mas o que chamou a atenção na demonstração foi como o jogo está realista, com gráficos absurdos. O game de corrida se passará na Austrália e terá um grande mundo aberto, com diversos tipos de terrenos, como off-road, estradas e até trilhas por dentro de florestas densas. O lançamento está programado para 27 de setembro.

Os exclusivos ReCore, Sea of Thieves e We Happy Few também tiveram trailers apresentados, bem como a confirmação de um rumor, State of Decay 2. Pelo vídeo, podemos ver que os cenários estão incrivelmente bem detalhados e possui uma estética bem realista. Parece ser uma bem-vinda evolução natural do primeiro título. Veja o vídeo:

Dos jogos que também sairão para o PlayStation 4, também foi divulgado novamente aquele trailer de Battlefield 1, visto ontem na EA, e um vídeo sobre a expansão Underground de Tom Clancy’s The Division. O card game Gwent, da CD Projekt Red, Halo Wars 2 e Tekken 7 também tiveram seus momentos no palco. A Microsoft aproveitou também o evento para anunciar que Minecraft poderá ser jogado entre os amigos que têm Xbox One, PC, Android ou iOS, não importa.

Outro rumor que foi confirmado é o desenvolvimento de Dead Rising 4. Vídeo mostra que os gráficos estão ainda melhores do que Dead Rising 3, mesmo ambos sendo da mesma geração. Também podemos conferir que o jogo mantém aquela loucura de sempre, uma quantidade absurda de zumbis e armas esdrúxulas. O lançamento acontece no fim do ano.

Antes de terminar, é preciso dizer que todos os jogos exclusivos do Xbox One anunciados no evento também sairão para Windows 10, sendo que alguns serão cross-play, como os casos de Gears 4 e Forza Horizon 3. Parece que a Microsoft está firme no seu novo objetivo de integrar cada vez mais suas plataformas e tornar o Windows 10 uma referência gamer.

Acompanhe a cobertura da 2016 em tempo real no Twitter do Videogame Mais e o resumão de cada conferência aqui no site e no Facebook.

Assuntos E3Microsoft

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.