E3 2015: Bethesda destaca Doom e Fallout 4

O que esperar da primeira conferência da em uma ? Isso era uma incógnita, mas os jogos que seriam apresentados, já era esperado. , 4 e a confirmação de 2 roubaram a noite, que ainda teve o anúncio de dois jogos para plataforma mobile: The Elder Scrolls Legends e Shelter.

Veja também: Guia da E3 2015 – Saiba como acompanhar a maior feira de games do mundo

A conferência durou apenas uma hora, mas foi o suficiente para deixar os presentes empolgados com o que foi apresentado. A Bethesda começou chutando bundas com o gameplay de Doom, logo de cara, sem enrolação. O vídeo abaixo tem um pequeno resumo do que foi demonstrado no palco do evento.

Cenários fechados, corredores, bases militares futuristas cheias de demônios é tudo o que você pode esperar de Doom, além de muitas armas e brutalidade. Tem até uma motosserra para garantir que o jogo terá muito sangue jorrando para todos os lados. Os gráficos impressionam, a variedade de armas também. Mas fiquei com um pé atrás com a movimentação dos inimigos. Pode ser implicância, e prefiro jogar o game antes de um veredito.

Outro ponto bem interessante de Doom, é que ele virá com uma ferramenta completa de customização chamada Doom Snapmap, e isso incluirá um editor de mapas que poderão ser disponibilizados online. Além disso, o game terá um modo multiplayer e outro cooperativo, mas ser jogado em arenas, com ondas de monstros vindo para desafiar as habilidades do seu grupo.

Dishonored 2: Sim, essa era uma aposta e foi confirmada. Porém, nenhum gameplay ou maiores detalhes foram revelados. Em seu lugar, apenas um trailer de anúncio, com uma belíssima CG mostrando a nova protagonista da série, Emily Kaldwin, e seus poderes. Mas se quiser, também poderá jogar com Corvo Attano, o herói do primeiro jogo. Game será lançado pela Arkane Studios em 2016 para PS4, Xbox One e PC.

Ah, a Bethesda aproveitou este espaço para rapidamente anunciar que lançará também Dishonored: Definitive Edition para PS4 e Xbox One. Será, evidentemente, uma versão remasterizada e com gráficos melhorados do primeiro jogo da série. Bom, quem não conseguiu curtir na geração passada de consoles, poderá aproveita agora. Adoro segundas chances. O pacotão também trará as três expansões já lançadas: Dunwall City Trials, The Knife of Dunwall, e The Brigmore Witches.

Fallout 4: Sem dúvida, foi o jogo que mais ganhou tempo de apresentação, o que mostra que esta é a grande aposta da empresa para o fim do ano. Sim, já confirmaram que o game chegará às lojas em 10 de novembro de 2015. Todd Howard, diretor da Bethesda Studios, apresentou o jogo e afirmou que veremos como era a vida na cidade antes da guerra nuclear que definiu o cenário onde a série se passa.

Durante a conferência, deram bastante destaque para a parte de customização do jogo. Seja rosto, casa e armas. Tudo possui ferramentas internas bem completas, para deixar o game como o jogador quer. Essa liberdade total é o que moveu os desenvolvedores, segundo Todd. E isso se refletirá também em um mundo aberto extremamente dinâmico para ser explorado.

O famoso Pip-boy, aquele aparelho no braço do protagonista, trará novos jogos, que poderão ser jogados de verdade, e terá uma versão real e totalmente funcional, que virá na caixa da edição de colecionador. Que loucura isso. Bom, e quem não quiser comprar a edição de colecionador, ainda poderá aproveitar os jogos e apps do Pip-boy em uma experiência de segunda tela com aplicativo para smartphones Android e iOS.

Battlecry: O free-to-play online teve um vídeo apresentado durante o evento, e mais uma chamada para novas vagas de “beta tester”. Quem tiver interessando em participar, é só se inscrever no site oficial e aguardar ser chamado. O vídeo abaixo mostra alguns dos personagens disponíveis e um tanto do gameplay deste game tático de combates baseado em times.

Games mobile

A Bethesda resolveu apostar firme também no mercado mobile. Entre uma apresentação e outra, a empresa apresentou o card game The Elder Scrolls Legends e o game de gerenciamento de recursos chamado Fallout Shelter. O primeiro, não teve muitos detalhes apresentados, apenas que será free-to-play, estará disponível para PC e iPad ainda este ano. Já o segundo jogo já está disponível na iTunes Store, somente para iPad e coloca o jogador no objetivo de construir seu próprio abrigo contra bombas e gerenciar os recursos para os personagens típicos da franquia.

Seu próprio hub de jogos

Assim como a Blizzard tem a Battle.net, a Bethesda anunciou que terá sua própria rede para gerenciar seus jogos, a Bethesda.net. Bem criativa, não? A rede será um ambiente unificado onde os jogadores poderão adquirir os jogos, participar de fóruns, buscar informações, atualizações e, ainda, disponibilizar ou baixar os MODs para os jogos, como os que serão criados com o Doom Snapmap, por exemplo. Vale lembrar que outras grandes empresas presentes na E3 també possuem suas próprias redes, como Uplay da Ubisoft e Origin da EA.

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.