ListasPCPS4Xbox One

7 artigos sobre games que você precisa ler

No começo considerado apenas como “joguinhos de criança”, a indústria de games cresceu e amadureceu durantes os últimos 20 anos, tanto nos aspectos técnicos e financeiro, quanto na seriedade e abordagem de diversos assuntos adultos. Claro que o jornalismo e a literatura também podem acompanhar essa evolução.

Veja também: Nintendo confirma o fim do Wii U no mundo

Para provar isso, fiz uma lista com 7 artigos interessantes de games que são encontrados na internet, de diversos autores, sites e blogs. Os textos abaixo podem destacar as condições atuais do mercado, tratar de temas fundamentais para a construção da sociedade atual como misoginia, depressão e racismo e, ainda, falar de folclore, história e cultura em geral. Salve nos seus favoritos, compartilhe e boa leitura.

Como enfrentei a depressão com a ajuda dos videogames

Um relato marcante e evolvente, onde o autor nos conta como enfrentou a depressão com o auxílio dos games. De uma forma geral, os jogos são encarados apenas como uma diversão pura e simples, no máximo uma válvula de escape para um dia difícil de trabalho. Mas este universo digital é muito mais que isso.

Journey

Como se proteger e denunciar crimes de racismo, homofobia, assédio e outras ofensas nas salas de jogos online

Sim, racismo é crime, não importa se foi praticado na rua ou no ambiente virtual. Ameaças a condição física da pessoa, seja de qualquer tipo ou origem, também. O interessante deste artigo do Jogazera é sua veia didática, que ajuda os jogadores a se protegerem nos ambientes tóxicos das redes online de jogos.

Como microempresas brasileiras sobrevivem no mundo dos games

O artigo da Exame aborda como o crowdfunding se tornou uma das principais alternativas para que startups e estúdios indies consigam desenvolver e lançar seus jogos. Na verdade, o texto é perfeito para quem quer entender o estado atual do mercado brasileiro e as perspectivas para o futuro. Para se ter uma ideia do que está sendo tratado, cerca de 75% dos produtores de jogos eletrônicos são microempresas.

Sobre compras físicas, a velha geração e nossas coleções

Na velha nova discussão sobre jogos físicos ou digitais, o autor Dori Prata se posiciona e argumenta sobre a sua escolha. Que valor os novos gamers dão para suas coleções? Você se desfaz dos jogos da geração passada quando uma nova chega às lojas?

PC é a melhor plataforma de games da atualidade?

A discussão do artigo gira em torno do custo-benefício. Será que os exclusivos dos consoles ainda conseguem ser um atrativo maior? Preço dos jogos, poder gráfico e o eSport pendem a balança para o lado do PC? Escrevi esse artigo com uma posição firme, mas você também pode ler e tirar suas próprias conclusões.

PC para games - desktop

Ao dialogar com o passado, Phantasmagoria explorou temas que o deixaram a frente do seu tempo

Artigo importantíssimo do Overloadr para entendermos como o game Phantasmagoria estava muito a frente do seu tempo ao abordar assuntos que estão sendo discutidos de forma mais acalorada hoje em dia, como a misoginia. Vale lembrar que o jogo foi lançado em 1995, uma época quando a indústria ainda estava se recuperando e era tratada com pouca seriedade por muitos.

A influência do folclore polonês na série The Witcher

Além de toda a importância que os games atuais têm para a evolução da nossa sociedade, eles possuem um outro papel muito interessante, que é abordado neste artigo do Vida de Gamer: nos ajudar a conhecer culturas distantes e de difícil acesso. Como é o caso do folclore polonês.

Assuntos

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

Close