10 melhores jogos de zumbi de todos os tempos


Quais são os 10 melhores jogos de zumbi já lançados até agora? Essa é uma pergunta que vou tentar responder com a lista abaixo. A cultura pop está vivendo uma inundação de produtos sobre este gênero, e a indútria de games não é diferente. Ano após ano, dezenas de jogos com essa temática são lançados para os consoles, PC e dispositivos móveis.

Veja também: 7 jogos antigos que merecem reboot

A lista abaixo levou duas coisas em consideração. A primeira, não importa o gênero, se o jogo divertiu, tem qualidade e marcou época, ele merece estar aqui. A segunda coisa que precisa ficar claro é que, as criaturas que o Leon enfrenta em Resident Evil 4 não são zumbis, e só por isso este jogo não participa deste Top-10. Dito isto, vamos à lista e, no final, deixe o seu comentário. Que jogo ficou faltando?

10. Plants vs Zombies – Bom, eu não disse que essa lista seria composta apenas de jogos assustadores. Plants vs Zombies é um dos jogos mais viciantes e divertidos daquela primeira era de títulos que saíram para o iPhone. Lançado em 2009 pela PoPCap Games, hoje este joguinho está disponível em toda a sorte de plataformas como Android, PS Vita, Nintendo DS, , Mac e muito mais.

Plants vs Zombies

09. Red Dead Redemption: Undead Nightmare – O único DLC desta lista, e o primeiro a inovar ao colocar mortos-vivos em um ambiente de velho oeste norte-americano. Apesar de não ser um jogo completo, merece ser citado pela sua alta qualidade visual, mecânica divertida e horas de gameplay, que fizeram alongar a vida de um excelente título, o melhor do Xbox 360, sem dúvida.

Red Dead Redemption: Undead Nightmare

08. – O título inovou os jogos de zumbi ao misturar três gêneros do videogame, a ação em primeira pessoa, o survivor e o RPG, mesmo que este terceiro só compareça em alguns elementos. Dead Island se passa em uma ilha paradisíaca infestada de mortos-vivos e já chamou a atenção com o seu teaser trailer, brutal, dramático e assustador ao mesmo tempo. O game também inova por não ter como protagonista um caucasiano padrão, e incluir negros, latinos e asiáticos.

07. Left 4 Dead 2 – Este título não traz nenhuma inovação narrativa para o gênero, nem mesmo possui uma história bem definida. Left 4 Dead 2 caiu nas graças do povo por ser um jogo de tiro em primeira pessoa com uma jogabilidade frenética, e por permitir que até quatro pessoas joguem online, em caráter cooperativo. Além de eliminar o maior número de zumbis possível, cada jogador deve cuidar da retaguarda do outro e aplicar curas quando necessário.

Left 4 Dead 2

06. Zombies Ate My Neighbors – Jogo da Konami lançado em 1993 para Mega Drive e Super Nintendo. Trata-se de um jogo de ação e tiro, onde os jogadores devem ajudar os adolescentes Zeke e Julie a limpar o seu bairro de uma invasão zumbi, utilizando uma grande variedade de armas. São 55 níveis para eliminar os mortos-vivos e salvar o maior número de vizinhos possíveis.

05. Dead Rising 2 – O game pegou o conceito do primeiro título e elevou para outro nível, com muito mais zumbis, combinações de armas e outras loucuras. Agora, além de enfrentar hordas cada vez maiores dessas criaturas, o protagonista Chuck Greene precisa fazer pequenas missões em um curto período de tempo e conseguir a cura para a sua filha. Dead Rising 2 é tão maluco, que se passa dentro de um reality show fictício.

Dead Rising 2

04. Dying Light – Uma jogabilidade rica, gráficos espetaculares e uma história envolvente são os elementos que se destacam neste jogo de survival horror, gênero tão vandalizado nos últimos tempos pelos estúdios de jogos eletrônicos. Em Dying Light, apenas me incomoda essa variedade enorme de criaturas bizarras. Acho que poderiam deixar tudo mais “com os pés no chão” se fizessem um jogo apenas com os zumbis comuns.

Dying Light

03. The Walking Dead – É óbvio que este adventure game da Telltale não poderia ficar fora desta lista. O título foi eleito o melhor jogo do ano da VGA 2012, antigo nome do The Game Awards. Em The Walking Dead, que foi lançado em capítulos para PS3 e Xbox 360, o jogador acompanha a história de outros personagens diferentes da série da TV e dos quadrinhos. Apesar de sua alta qualidade narrativa, o game foi criticado por ser muito linear.

The Walking Dead

02. Resident Evil 2 – Ficou no posto de “melhor jogo de zumbi” até o lançamento de The Last of Us. O que mais chama a atenção neste jogo, é a possibilidade de jogar com dois protagonistas (Leon S. Kennedy e Claire Redfield), por dois caminhos diferentes, em histórias que se cruzam e criam referências entrelaçadas. Se o primeiro jogo estava restrito à mansão, este tem a cidade de Raccoon City como cenário.

Resident Evil 2

01. The Last of Us – Este jogo não só é o melhor do PS3, como de toda uma geração. Uma história rica e envolvente, personagens cativantes, dificuldade na medida certa são os elementos que fazem este game ser inesquecível. O título foi lançado para o PS3 em junho de 2013, e chegou ao PlayStation 4, remasterizado, em julho do ano seguinte.

The Last of Us (PS4)

A história se passa em um Estados Unidos devastado por uma pandemia, provocada por um fungo que infectou e alterou a maioria da população, que agora age como zumbis. O enredo nos leva para 20 anos depois do dia que a infecção se espalhou. Agora, o cenário é de destruição, milicias armadas, quarentenas que parecem mais campos de concentração, militares opressivos e desesperança.

A E3 de 2016 mostrou que o gênero jogos de zumbi está longe de morrer. Dos cinco jogos anunciados na ocasião, Resident Evil 7, The Walking Dead: A New Frontier e Dead Rising 4 já estão disponíveis para compra. Entretanto, Days Gone e State of Decay 2 são os títulos que mais estou apostando e curioso para jogar.

Share this post

Pedro Cardoso

Carioca, jornalista e apaixonado por games, cinema e esporte. Jogo videogame desde o Atari.

  • Allan Antelo Cortez

    Mais o the lost of us sao pessoas infectadas. Nao se trata de zumbis